Com o objetivo de sensibilizar para a importância da preservação e do equilíbrio da fauna e flora local, a Câmara Municipal de Cascais reuniu 370 voluntários em ações de plantação no Parque Natural Sinta Cascais, em Conceição da Abóboda e Parede.
Membros da plataforma AMO Portugal, munícipes, alunos das escolas do concelho e empresas (Resiquímica e Montepio - parceiros do projeto Oxigénio) fizeram parte desta ação da Semana da Floresta Autóctone que integrou as comemorações do Dia Internacional da Floresta Autóctone, celebrado a 23 de novembro.
De entre as espécies plantadas onde se incluem murtas, sanguinho-das-sebes, medronheiros, pinheiros e sobreiros, o funchos-do-mar, raiz-divina e sabina-das-praias são espécies típicas do litoral.
Todas elas, importantes para o equilíbrio da fauna e flora local, são também mais resistentes aos incêndios, a pragas e doenças e estão melhor adaptadas ao nosso clima - períodos de seca ou chuva intensas.
Estas espécies servem também como área de refúgio e reprodução de um elevado número de animais, como por exemplo, a águia-de-Bonelli, uma espécie presente no Parque Natural Sintra Cascais, atualmente ameaçada.
Sobre o Programa Oxigénio | É um plano de promoção e defesa da natureza e da biodiversidade no concelho de Cascais, realizado através de ações de voluntariado levadas a cabo pela sociedade civil, empresas privadas e instituições públicas. Já participaram nas atividades da Rede Oxigénio mais de 13 mil voluntários e já foram plantadas mais de 55 mil árvores e arbustos: carvalho-cerquinho, azinheira, sobreiro, medronheiro, folhado, lentisco e aroeira, freixos, salgueiro pinheiro, , carvalho-negral, sabina-das-praias, raiz-divina, funcho-do-mar.