CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais entrega mais Hortas Comunitárias

Terça, 15 Fevereiro 2022
Hortelãos recebem hortas no Mosteiro de Santa Maria do Mar e em Brejos

Com a inauguração de mais um conjunto de Hortas Comunitárias a autarquia devolve à comunidade de Sassoeiros o espaço verde do Mosteiro de Santa Maria do Mar e à população de Brejos um espaço comunitário de lazer, para além de um conjunto de hortas em espaço urbano.

Com esta intervenção são já perto de 700 as Hortas Comunitárias em espaço urbano mas, ainda assim, como referiu o presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, “insuficientes ainda para satisfazer a procura por parte dos munícipes, já que em listas de espera estão mais de 1200 hortelãos”.

Mas a intervenção em Sassoeiros no espaço do Convento de Santa Maria do Mar, é muito mais do que disponibilizar hortas para comunidade, como referiria Joana Balsemão, vereador com o pelouro do Ambiente: “No caso do Mosteiro de Santa Maria do Mar temos todo um processo de regeneração de 5 hectares que estavam expectantes, não eram usufruídos. Lado a lado com as hortas inauguradas, houve também toda uma recuperação, não só da vinha, que já produz, mas também do pinhal que era muito denso, intransitável. Agora tem caminhos, as pessoas podem circular, correr, tem aparelhos de fitness, e está aberto à comunidade, todos os dias, desde as 08h30 da manhã até ao final da tarde, e com vigilância”.

E, como se pode verificar para além do espaço destinado às hortas, cujos talhões foram distribuídos aos novos hortelãos de Sassoeiros, há toda uma intervenção naquele espaço, que teve a assinatura da arquiteta Teresa Ribeiro, da Cascais Ambiente. Desde logo, como referiu a vereadora, cerca de 2,7 hectares de vinhas para produção do Vinho de Carcavelos, mas também um circuito de passeio com aparelhos fitness ao ar livre, espalhados pelo terreno, e uma vista sobre o Mosteiro e o mar.

Os 2,7 hectares de vinha já produziram este ano perto de 4 mil litros de vinho de Carcavelos e, como referiria Luís Capão, presidente do Conselho de Administração da Cascais Ambiente, poderá vir a produzir cerca de 15 mil litros.

Em breve o Mosteiro será requalificado e servirá para alojamento, a preços acessíveis, da comunidade de estudantes universitários que escolheram as escolas superiores do concelho para tirar os seus cursos.
Mas, também em Brejos, S. Domingos de Rana, como referiria Joana Balsemão “é um processo muito semelhante”. A autarquia fez uma intervenção requalificando uma zona verde urbana criando, para além de Hortas Comunitárias, que servem aquela população e cujos talhões foram já distribuídos, também uma zona verde de lazer para usufruto de toda uma comunidade que ali reside.

CMC/HC/PR/LB