O trabalho de Cascais na área da sustentabilidade foi um dos casos de estudo que a Organização das Nações Unidas (ONU) e o Governo de Espanha selecionaram para apresentar no maior evento mundial relacionado com a aceleração e implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, a nível Local.
O Governo de Espanha e ONU organizam de dia 25 a 27 de Fevereiro, em Sevilha, um evento internacional de alto nível sobre a localização da Agenda 2030, para promover a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) ao nível municipal e regional.
“O convite dirigido a Cascais para participar neste encontro tem três dimensões: é um reconhecimento do caminho que o município tem trilhado; é uma oportunidade de aprendizagem, e é um reforço da noção de responsabilidade de continuar a concretizar e a inovar e de não gorar expetativas”, afirmou Joana Balsemão, vereadora do pelouro do ambiente da Câmara Municipal de Cascais, que participou num dos painéis de discussão.
Cascais foi o único município português escolhido para expor as suas políticas em matéria de sustentabilidade, num evento que conta com a participação de atores do setor público como o vice-presidente do Equador, a ministra da educação de Cabo Verde, o ministro da política territorial de Espanha ou os presidentes da câmara de Quito, Utrecht, Sevilha e Rabat, como dos setores empresarial, académico e sociedade civil.
A iniciativa, a decorrer em Sevilha, conta com a presença de representantes de várias organizações internacionais como a OCDE, a União Europeia e diversas agências das Nações Unidas como o UN Department of Economic and Social Affairs (UN DESA), UN Economic and Social Commission for Asia and the Pacific (ESCAP), UN Capital Development Fund (UNCDF), UN-Habitat e o UN Global Compact, entre outros.
Há mais de três anos, os Estados-Membros da Organização das Nações Unidas (ONU) adotaram por unanimidade a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como um plano de ação para as pessoas, o planeta, a prosperidade, a paz e a parceria. A colaboração com os governos locais e regionais, pequenas e médias empresas e empresários em nível local, organizações de base e outros atores locais será essencial para a consecução dos ODS. AQ
Mais informação: http://localizingthesdgs.org/event/view/338