CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais continua a Reciclar

Quinta, 2 Abril 2020
Apesar do Estado de Emergência, a recolha de resíduos recicláveis continua a ser feita em Cascais. Só a recolha de cortes de jardins e de “monstros” foi suspensa”. Todos os dias, os colaboradores municipais da Cascais Ambiente, cumprem a sua missão na Linha da Frente, garantindo que os resíduos têm o encaminhamento correto, mesmo em tempo de pandemia. O mesmo sucede com os resíduos indiferenciados.

A pandemia covid-19 não será razão para Cascais deixar de reciclar, separando, na origem, resíduos como plástico, vidro e papel/cartão. Também a recolha de resíduos indiferenciados continua a ser feita normalmente, porque há atividades que não podem parar.

Para garantir a minimização do risco nos gestos diários de ir por os resíduos no contentor, ou na ilha ecológica, Cascais avançou na primeira hora com a desinfeção de todos os contentores para deposição dos resíduos. Além disso, as tampas passaram a ficar abertas para que ninguém tenha receio de depor os seus resíduos.

Importante nesta altura é lembrar que luvas, máscaras e outros materiais de proteção, mesmo que não estejam contaminados, não devem, em caso algum, ser colocados no contentor de recolha seletiva, nem depositados no ecoponto, devendo ser depositados no contentor de recolha indiferenciada em saco bem fechado.

Os resíduos continuam a ser recebidos pela Tratolixo, que assegura o cumprimento das novas regras agora emanadas pela Agência Portuguesa do Ambiente, ou seja, tendo em conta a pandemia Covid-19, os resíduos recicláveis estão agora sujeitos a um período prévio de armazenamento de 72 horas (uma espécie de quarentena) antes de serem processados.

Cumprem-se, assim, escrupulosamente, tanto da parte da Cascais Ambiente como da Tratolixo, as regras de gestão de resíduos e previnem-se possíveis problemas de saúde pública, ao mesmo tempo em que se garante a segurança dos trabalhadores nesta que é uma fase particularmente difícil e exigente para todos.

Não esquecer que, para que as equipas possam atender a outras prioridades, o serviço de recolha de resíduos verdes e de objetos fora de uso “monstros”, prestado pela Cascais Ambiente, está suspenso por tempo indeterminado. Não coloque este tipo de resíduos na rua.