CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais compensa 3.147 toneladas de emissões de CO2

Sexta, 14 Junho 2019
Pela primeira vez na história dos encontros anuais Harley Davidson vai haver compensação da emissão de CO2. Cascais vai compensar a emissão estimada de 3.147 toneladas de CO2, investindo no desenvolvimento do programa de compostagem na Cidade do Cabo, África do Sul.

De 13 a 16 de junho Cascais acolhe cerca de 30.000 participantes no 28.º Encontro anual Europeu de Harley Davidson em Cascais. Mas como se compensa as emissões de carbono das 15.000 motos em que se fazem transportar as quais, de acordo com um estudo de monitorização desenvolvido pela empresa e)mission, ascendem a 3.147 toneladas?

Pela primeira vez na história destes encontros da mítica marca norte-americana vai haver compensação ambiental. Sendo importante para Cascais acolher este evento que projeta o destino contribuindo fortemente para a economia local e não sendo possível trocar os motores de combustão, que inevitavelmente emitem CO2 – muito embora a marca já tenha lançado um modelo elétrico – a opção é compensar.

Alinhada com os ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e partindo do princípio que as nossas ações afetam de igual modo o planeta independentemente do local onde nos encontramos, a Câmara Municipal de Cascais vai mitigar a pegada ecológica do HOG Rally apoiando o desenvolvimento do programa de compostagem do Município da Cidade do Cabo (África do Sul).

Criado para transformar resíduos verdes em composto microbiano controlado para restaurar a fertilidade e fortalecer os solos agrícolas, prevê-se que este programa reduza 600 mil toneladas de CO2 equivalente a 10 anos de acumulação de resíduos verdes (resíduos vegetais de jardins, parques e outros) recolhidos no município da Cidade do Cabo.

A compensação irá mitigar e suplantar as emissões carbónicas do HOG Rally, contribuindo para uma menor pegada ambiental de Cascais sem prejudicar a promoção de um dos mais importantes destinos turísticos na Europa.

Certificadas pelas Nações Unidas e um parceiro externo, estas compensações atestam a viabilidade do projeto escolhido para compensação e confirmam que os seus subscritores, neste caso a Câmara Municipal de Cascais, assumem as suas responsabilidades pelo impacto sobre o clima, através da adopção de medidas mitigadoras da emissão de CO2 e da realização de eventos cada vez mais sustentáveis.

Refira-se que Cascais tem em desenvolvimento um regulamento para realização de eventos sustentáveis e, sempre que não é possível reduzir as emissões de CO2, tem vindo a adotar medidas de compensação. Por exemplo, as necessárias viagens de avião para representação municipal em projetos no estrangeiro em novembro e dezembro de 2017 foram compensadas com o investimento no mesmo programa de compostagem na Cidade do Cabo, África do Sul (ler notícia).

Saiba mais sobre o programa de compostagem da Cidade do Cabo.

Perguntas Frequentes e Respostas sobre compensação de emissões de carbono.