CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais comemora Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

Sexta, 16 Novembro 2018
Resíduos Urbanos
Economia Circular, limpeza urbana e compostagem doméstica são as grandes áreas ambientais abrangidas pelas ações da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, que a Cascais Ambiente está a promover entre os dias 17 e 25 de novembro. Há iniciativas direcionadas aos mais jovens, aos Tutores dos Bairros, aos horticultores das Hortas Comunitárias, bem como a todos os cascalenses.

Para a população escolar estão previstas ações como a construção de um hotel para insetos com recurso à reutilização de diversos tipos de materiais, com vista a promover a biodiversidade; ateliês pedagógicos de promoção da Economia Circular; ações sobre a importância da Economia Circular como processo fundamental para a resiliência, prosperidade e desenvolvimento sustentável.

Os Tutores do Bairro vão dar o exemplo à comunidade, no dia 24 de Novembro, ao participar numa ação de limpeza nos terrenos da Duna da Cresmina cuja zona foi bastante atingida pelo incêndio que deflagrou a 6 de outubro, no Parque Natural de Sintra-Cascais. Os 250 tutores mostram, assim, o seu empenho na limpeza urbana e na necessidade de se adoptar cada vez mais comportamentos responsáveis.

Neste mesmo dia, a Cascais Ambiente faculta uma sessão de formação sobre compostagem doméstica, numa ação que conta com os horticultores das Hortas Comunitárias mas aberta a toda a população que queira iniciar este importante processo de transformação de resíduos orgânicos em matéria-prima para a terra (composto). Nesta ação serão abordadas diversas técnicas de compostagem, tipos de compostor, materiais apropriados, materiais disponíveis em ambiente urbano, manutenção do compostor, localização do compostor inverno/verão, problemas de compostagem, cuidados a ter na compostagem em ambiente urbano (cheiros, animais, insetos). Interessado? Saiba mais e inscreva-se aqui!

Já nas ruas, está a campanha de sensibilização para Limpeza Urbana, visível em mupis e outdoors espalhados pelas ruas do concelho. A iniciativa tem o mote “Juntos Fazemos Equipa”, evidenciando o papel dos cidadãos como co-atores da limpeza urbana e pretende reforçar o empenho de todos na manutenção e limpeza do espaço público, na redução dos resíduos abandonados e na correta separação dos resíduos.