CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais celebra o Dia Nacional do Mar

Terça, 15 Novembro 2022
Diversas atividades para a comunidade escolar e o público em geral

De 14 a 18 de novembro 2022, a Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril promove as 2ªs Jornadas do Mar, com o apoio da Câmara Municipal de Cascais. Já no dia 16 de novembro, Dia Nacional do Mar, com o objetivo de promover uma maior literacia do Oceano, Cascais vai, mais uma vez, juntar-se ao surfista Frederico Morais, ao Oceanário de Lisboa e à Fundação Oceano Azul, para a dinamização do projeto “Kikas School Tour”

Com o objetivo de promover o Mar como um recurso estratégico, a iniciativa "Jornadas do Mar" dá a conhecer assuntos relacionados com os recursos marinhos, as alterações climáticas, a sustentabilidade, os ecossistemas, e outros temas cada vez mais relevantes nos dias atuais. Este é um projeto técnico pedagógico, que procura focar-se na região onde da Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril está inserida. 
As Jornadas do Mar são pensadas para a comunidade escolar, mas também existem atividades abertas ao público em geral. A escolha desta semana para a realização da iniciativa, tem em conta a celebração do Dia Nacional do Mar.

Este ano o programa contará com:

15 novembro (15h00 – 17h00) - Auditório da EHT Estoril – Aberto ao Público
 > Visualização dos documentários sobre a pesca do bacalhau e do atum (de Pepe Brix)
 > Palestra sobre a certificação das pescarias (IPMA)

15 novembro (15h00 – 17h00) – Sede da Claro Cascais (Associação Claro) – Apenas para Alunos 
 > Workshop sobre plásticos 

18 novembro (12h00 – 14h30) – Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril – Apenas para Alunos
 > Apresentação do Projeto de Inovação “É Seco ou Fumado? - Produtos Inovadores que levam à valorização do Pescado”: a Câmara Municipal de Cascais em conjunto com a EHT Estoril são parceiras neste iniciativa, promovida pelo MARE FOZ (Centro de Ciências do Mar e do Ambiente) e financiado pelo Mar 2020. 

18 novembro (14h30 - 16h30) – Auditório da EHT Estoril – Aberto ao Público
 > Palestra sobre a biodiversidade e as alterações climáticas (João Correia – “FlyingSharks”)

Ainda no âmbito da celebração do Dia Nacional do Mar e inserida nas atividades do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental de Cascais, teremos:

16 novembro (10h00 - 11h00 e 14h00 – 15h00) - Casa das Histórias Paula Rego, Cascais – Apenas para a Comunidade Escolar de Cascais (2º e 3º ciclos)
- Sessões do projeto “Kikas School Tour”: o surfista português Frederico Morais (“Kikas”) irá apresentar o seu percurso, falando da sua relação com o mar e a importância da preservação do Oceano. Um momento dinâmico e informal, com o objetivo de sensibilizar os jovens presentes para a importância da alteração de comportamentos e de um estilo de vida mais sustentável.