CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais celebra o Dia Mundial do Ambiente com várias iniciativas

Quarta, 5 Junho 2019
“O dia do ambiente em Cascais simboliza tudo isso, simboliza sensibilização e jovens; simboliza novas políticas na área do ambiente, nomeadamente na área da água e simboliza novas formas de trabalhar dentro da Câmara” salientou Joana Pinto Balsemão, vereadora da Câmara Municipal de Cascais.

O Dia Mundial do Ambiente é celebrado todos os anos a 5 de junho. Hoje Cascais desenvolveu uma série de iniciativas com o objetivo de alertar a população para a necessidade de proteção e preservação do Ambiente.

O dia começou bem cedo com a visita de alunos da Escola Frei Gonçalo de Azevedo à exposição patente no Paredão de Cascais, “Ameaçadas pela ação do Homem”, acompanhados por Joana Balsemão, vereadora da Câmara Municipal de Cascais. A exposição ganhou vida pela voz de educadores do Jardim Zoológico de Lisboa que, durante a manhã estiveram com 60 alunos da desta escola a contar as histórias por trás de cada um dos grandes painéis fotográficos de animais ameaçados, sensibilizando-os para a necessidade de conservar as espécies e os seus habitats.

No Parque Marechal Carmona, 500 alunos do 3º. e 4º ano de várias escolas do concelho juntaram-se em clima de festa para a realização das III Olimpíadas do Ambiente. Inserida no Programa de Educação e Sensibilização Ambiental de Cascais, esta iniciativa proporcionou uma manhã de diversas atividades lúdico-pedagógicas, onde o ambiente foi protagonista. Temas com a reciclagem, a eficiência energética e a biodiversidade foram abordados como consolidação dos conhecimentos adquiridos pelos alunos ao longo do ano letivo que este ano já envolveu cerca de 27.000 alunos, através da dinamização de mais de 1.400 atividades.

“Depois também decidimos celebrar este dia focando num tema muito concreto que é o uso eficiente da água. Apresentámos hoje e discutimos a matriz da água, uma espécie de radiografia sobre o uso da água no nosso concelho”, referiu Joana Pinto Balsemão.

Esta matriz surgiu da necessidade de identificar, caracterizar e quantificar os principais fluxos de água no município, bem como identificar os principais intervenientes no ciclo da água em Cascais. Esta informação, atualmente em consulta pública até dia 19 do junho permitirá definir um conjunto de medidas e de ações para a melhoria da eficiência hídrica no município.

Por fim, este dia contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, que inaugurou um novo espaço que vai acolher todas as divisões e unidades que trabalham a área do ambiente, a Divisão de Gestão de Espaços Verdes (DGEV), a Divisão de Qualificação Ambiental (DQAM) e a Unidade de Projetos de Desenvolvimento Sustentável (UPDS). Para a vereadora trata-se de um momento muito importante “porque pela primeira vez estes organismos vão estar dentro do mesmo espaço, debaixo do mesmo teto e ainda por cima num enquadramento lindíssimo, junto a um espaço verde municipal. Tenho a certeza que isto só vai potenciar, ainda mais, o bom trabalho que já fazemos”.

O dia é também marcado com o anúncio da Câmara Municipal de Cascais que vai deixar de usar o herbicida sistémico de largo espectro, o glifosato como forma de controlo de ervas daninhas no meio urbano. AQ