CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais assume gestão de 290 hectares do Parque Natural Sintra-Cascais

Segunda, 26 Novembro 2018
Protocolos foram assinados na sequência do incêndio de outubro, com o objetivo de recuperar de forma mais célere e qualificada o Parque Florestal de Sintra-Cascais e da Penha Longa.

A Câmara Municipal de Cascais assinou hoje, dia 23 de novembro, três protocolos que vão definir o futuro do Parque Natutal Sintra-Cascais e apresentou o Projeto de Restauração Ecológica pós-fogo Peninha/Cresmina.

O protocolo de co-gestão das áreas do Perímetro Florestal da Serra de Sintra e do Perímetro Florestal da Penha Longa foi assinado entre a Câmara Municipal de Cascais e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). Na cerimónia esteve presente Rogério Rodrigues, presidente da ICNF, que adiantou que assinatura deste protocolo confere à Câmara Municipal poderes para gerir "a área que constitui o município de Cascais" o que confere à autarquia uma "responsabilidade direta num espaço que queremos que seja melhor gerido."

Joana Balsemão, vereadora na Câmara Municipal de Cascais adianta que o ICNF "é um parceiro absolutamente estrutural, que já é nosso parceiro há muitos anos. Hoje assinámos uma delegação de competências no âmbito da qual o ICNF passa para a gestão da Câmara 290 hectares de perímetro florestal". Para a vereadora "isto é uma grande responsabilidade mas também é o reconhecimento do trabalho que temos desenvolvido até agora e da nossa competência. Temos técnicos que são muito acima de média e uma equipa multidisciplinar na Cascais Ambiente e na Proteção Civil" acrescentando ainda que para a recuperação do parque "contamos com os cidadãos que, de forma direta ou indireta, nos apoiado e continuam a apoiar".

A partir de agora, a autarquia passa a ter uma maior responsabilidade numa gestão futura mais integrada e consolidada desta área protegida, tendo para isso sido estabelecido mais dois protocolos neste Dia Nacional da Floresta Autóctone. Um de Cooperação Científica com o Centro de Ecologia Aplicada Professor Baeta Neves do Instituto Superior de Agronomia (ISA), e outro protocolo de colaboração com a Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF).

O presidente da AGIF, Tiago Martins de Oliveira, elogiou o "dinamismo da Câmara de Cascais a reagir ao incêndio do ínicio de outubro", adiantando ainda que, ao estabelecer este protocolo, a agência "pode trazer conhecimento para ajudar neste dinamismo que é de salutar e propagar pelo resto do país."

Os protocolos foram assinados na sequência do incêndio de outubro, com o objetivo de recuperar o parque de forma mais célere e qualificada. Assim, a AGIF vai acompanhar a implementação do Plano de Recuperação Ecológica e Gestão da Paisagem da Peninha/Cresmina, que foi também apresentado esta tarde, enquanto o ISA contribuirá com a sua comunidade científica de excelência na monitorização e gestão territorial.

O Plano de Recuperação Ecológica e Gestão da Paisagem da Peninha/Cresmina começou uma semana após o incêndio com as ações de recuperação do parque que têm contado com o apoio de muitos voluntários que, desde logo, se disponibilizaram e demonstraram a vontade de recuperar o Parque Natural Sintra-Cascais.

A assinatura destes protocolos demonstram que se pretende uma floresta bem cuidada, uma paisagem diversa com maior resiliência aos incêndios e mais adaptada às alterações climáticas. O que se pretende é uma gestão florestal responsável que volte a pôr o parque natural a funcionar como um todo.

FMC