CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais Ambiente recebe auditoria especial

Segunda, 5 Junho 2023
Iniciativa fez parte das celebrações do Dia Mundial do Ambiente.

O Dia Mundial do Ambiente é celebrado, anualmente, no dia 5 de junho. Todos os anos, Cascais promove várias atividades neste dia, para sensibilizar e consciencializar a população para as boas práticas ambientais a adotar no dia a dia, tanto em casa, na rua ou no local de trabalho.

Foi precisamente no contexto laboral que uma das atividades do Dia Mundial do Ambiente se focou. Esta segunda-feira, as instalações da Cascais Ambiente foram alvo de uma auditoria um pouco diferente.

Os auditores foram dos mais rígidos e observadores que a Cascais Ambiente já recebeu, mas ficaram muitas aprendizagens, para ambas as partes.

Uma turma do 4º ano da EB1 Areia-Guincho vestiu o papel de auditores ambientais e visitaram as instalações da Cascais Ambiente, no Complexo Multiserviços da Adroana, no objetivo de perceber aquilo que era bem feito e aquilo que podia melhorar nos comportamentos adotados pelos colaboradores da empresa municipal no local de trabalho a nível de sustentabilidade ambiental.

Os alunos dividiram-se em grupos, de forma a cobrir todos os cantos das instalações, sem deixar um único gabinete por examinar. Falaram com os colaboradores, para perceber que hábitos sustentáveis tinham, tanto no seu local de trabalho, desde a reciclagem à gestão energética, como na deslocação até ao local de trabalho.

"O que mais gostei de fazer foi entrar nas salas e dizer às pessoas para desligarem as luzes, abrirem as janelas e não ligarem o ar condicionado", disse Mariana, aluna que, desde o início da visita, mostrou muito entusiasmo e muita exigência na execução da tarefa que lhe tinha sido assignada.

“Eu descobri que podemos melhorar o mundo com pequenas coisas”, explicou a pequena auditora Maria Rita, que encontrou ações positivas nesta visita: “Algumas pessoas não estavam com as luzes ligadas porque estavam a aproveitar o sol. Estavam a fazer coisas boas: tinham o ar condicionado desligado, porque estava bom tempo”.

No final, as conclusões eram claras: os principais pontos a melhorar são a gestão das luzes e a separação de resíduos.

“Foi uma manhã de aprendizagem, e engane-se quem pensa que a aprendizagem foi só para os alunos. Foi uma aprendizagem também para os adultos. Porque, no final, os alunos deixaram uma série de sugestões pertinentes, que foram apresentadas aqui a todos os funcionários deste edifício da Cascais Ambiente, que tomaram boa nota, e vão passar a aplicá-las no seu dia a dia. E, portanto, estes jovens fizeram um pouco de detetives, um pouco de professores e um pouco também de influenciadores, porque deixaram aqui, claramente, a sua marca. E não há melhor maneira de começar o Dia Mundial do Ambiente, juntando duas gerações e tantas recomendações tão evidentes e pragmáticas do dia a dia e tanta aprendizagem de parte a parte”, explicou a vereadora da Câmara Municipal de Cascais com o pelouro do ambiente, Joana Balsemão.

Foi uma visita memorável, tanto para os alunos como para os colaboradores da Cascais Ambiente, que permitiu celebrar o Dia Mundial do Ambiente em grande.