O projeto “Productive Green Infrastructure for Post-industrial Urban Regeneration (proGIreg)” foi lançado em Junho, em Aachen (Alemanha), e visa transformar áreas pós-industriais em centros verdes, com recurso a soluções naturais.
No âmbito desta iniciativa financiada pelo programa europeu de inovação e investigação - Horizonte 2020, a Cascais Ambiente pretende desenvolver projetos de agricultura urbana e outras infraestruturas verdes associadas aos corredores das ribeiras, com a participação das populações e associações locais.
Além de Cascais, outras sete cidades participam neste projeto. As cidades líder de Dortmund (Alemanha), Turim (Itália) e Zagreb (Croácia) vão explorar as chaves de sucesso do potencial produtivo para áreas pós-industriais com o envolvimento das comunidades locais.
Estas cidades líder vão trabalhar com outras quatro: Cascais (Portugal), Cluj-Napoca (Roménia), Pireu (Grécia) e Zenica (Bosnia e Herzegovina), para pesquisar, partilhar e incrementar as soluções naturais testadas, em colaboração com outras 25 entidades. A iniciativa tem a coordenação da Universidade de Aachen (Rheinsch-Westfälische Technische Hochschule Aachen) e da organização internacional de governos locais, ICLEI - Local Governments for Sustainability.
O proGIreg, que decorre nos próximos cinco anos, deverá, assim, gerar benefícios ambientais, sociais e económicos com reflexos na qualidade de vida e inclusão social em Cascais.