A antiga vinha do mosteiro plantada em 1993 com castas de 90% Periquita e 10% Arinto, mostrava diversas doenças, atualmente impossíveis de tratar. Com o aconselhamento dos especialistas, a Cascais Ambiente determinou que a melhor solução seria arrancar a velha vinha e replantar uma nova com castas mais viáveis e interessantes para a produção do vinho de Carcavelos. O terreno está neste momento a ser preparado para receber a nova vinha no início do próximo ano, em pleno inverno.
A nova vinha instalada pretende melhorar o potencial enológico do vinho de Carcavelos com recurso a castas que caíram em desuso, tais como, a Boal Ratinho, também conhecida por Ratinho e a Galego Dourado, uma casta branca tradicional atualmente quase extinta e que importa a sua proteção. Porém, cerca de 0,5 hectares ficarão intactos para memória da história deste local.
A notoriedade do Vinho de Carcavelos é há muito reconhecida, tendo o próprio D. José presenteado a corte de Pequim com este vinho, em 1752. A produção de vinho na Região Demarcada de Carcavelos tem-se reduzido a níveis mínimos históricos devido, sobretudo, à expansão urbanística. Torna-se, por isso, essencial proteger este património natural e cultural.
Acompanhe AQUI as Terras de Cascais.