CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais Ambiente inicia recuperação da Vinha de Carcavelos

Sexta, 16 Novembro 2018
No Mosteiro de Santa Maria do Mar, em Sassoeiros, adquirido pela autarquia em setembro do ano passado, existe uma vinha, com cerca de 2,7 hectares, que está a ser revalorizada. Esta intenção da Cascais Ambiente, liderada pela equipa das Terras de Cascais, surge da necessidade de proteger o potencial de produção do vinho de Carcavelos desta quinta.

A antiga vinha do mosteiro plantada em 1993 com castas de 90% Periquita e 10% Arinto, mostrava diversas doenças, atualmente impossíveis de tratar. Com o aconselhamento dos especialistas, a Cascais Ambiente determinou que a melhor solução seria arrancar a velha vinha e replantar uma nova com castas mais viáveis e interessantes para a produção do vinho de Carcavelos. O terreno está neste momento a ser preparado para receber a nova vinha no início do próximo ano, em pleno inverno.

A nova vinha instalada pretende melhorar o potencial enológico do vinho de Carcavelos com recurso a castas que caíram em desuso, tais como, a Boal Ratinho, também conhecida por Ratinho e a Galego Dourado, uma casta branca tradicional atualmente quase extinta e que importa a sua proteção. Porém, cerca de 0,5 hectares ficarão intactos para memória da história deste local.

A notoriedade do Vinho de Carcavelos é há muito reconhecida, tendo o próprio D. José presenteado a corte de Pequim com este vinho, em 1752. A produção de vinho na Região Demarcada de Carcavelos tem-se reduzido a níveis mínimos históricos devido, sobretudo, à expansão urbanística. Torna-se, por isso, essencial proteger este património natural e cultural.

Acompanhe AQUI as Terras de Cascais.