Está aqui

Cascais Ambiente implementa projeto inovador de Depósito de Embalagens de Bebidas

Sexta, 29 Maio 2020
Os sistemas de depósitos de embalagens de bebidas são novos em Portugal. Os mesmos desafiam os consumidores a devolver as embalagens de bebidas em plástico (PET), lata ou vidro e com isso a receberem um pequeno valor pelo depósito ou um incentivo para compensar o bom comportamento ambiental.

O projeto “iREC – Inovar a Reciclagem” é liderado pela Cascais Ambiente e recebeu financiamento dos EEA Grants, fundo da Islândia, Noruega e Lichtenstein, que visa reduzir as disparidades na Europa.

Com o iREC, serão instaladas 10 máquinas para depósito de embalagens de bebidas em estabelecimentos comerciais dos principais operadores de retalho no concelho. Tem assim a colaboração do grupo Auchan, E-Leclerc, Jerónimo Martins (Pingo Doce), Lidl e Sonae (Continente).

Todos os clientes destes estabelecimentos podem adquirir as bebidas e, após o consumo, devolver as embalagens, colocando-as nas máquinas para receber automaticamente o incentivo.

Sendo uma abordagem inovadora para todos os munícipes e consumidores de Cascais, a Universidade Nova SBE, parceira do projeto, irá desenvolver estudos aprofundados para compreender os benefícios do sistema e os impactes ambientais e sociais.

O aumento da reciclagem é fundamental para a transição para uma economia verde em todo o planeta. Cascais, não será exceção.

Veja aqui o vídeo da experiência com máquinas de depósito de embalagens de bebidas, que está implementado em Cascais desde junho de 2019