O selo e diploma foram recebidos por Luís Almeida Capão, presidente da Cascais Ambiente que assume o compromisso de implementar e certificar um sistema de gestão da conciliação com base na norma portuguesa NP 4552:2016.
Esta norma portuguesa baseia-se em princípios e valores orientados para o bem-estar, a qualidade de vida e satisfação geral das partes interessadas em matérias de conciliação, através de um equilíbrio entre a vida no trabalho, a vida em família e a vida pessoal.
“O processo foi longo e árduo, mas com o envolvimento e contributo de todos chegamos a bom porto!” realça Luís Capão, destacando o facto de a candidatura da Cascais Ambiente ter tido um resultado excelente: 0 Não conformidades e apenas uma observação.
Para melhor desenvolver o tema, a Cascais Ambiente promoveu a criação de uma Comissão de trabalho que desenvolveu inquéritos de satisfação aos colaboradores e seus familiares para aproximar os colaboradores entre si, fortalecendo a cultura empresarial. Este foi um dos pontos fortes destacados pela equipa auditora da Bureau Veritas, responsável pela avaliação que destacou ainda outros pontos fortes: Envolvimento do membro destacado da Administração; Flexibilidade proporcionada aos Colaboradores; Antiguidade dos Colaboradores; Analises efetuadas na elaboração do Programa de Conciliação; Grau de Satisfação dos Colaboradores entrevistados; Incentivo ao Recrutamento Interno.
Para o presidente da Cascais Ambiente “este diploma é o primeiro passo no caminho que a Câmara Municipal de Cascais está a fazer para a certificação no Sistema de Gestão da Conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal. Uma empresa não é nada sem as pessoas que nela trabalham e, na Cascais Ambiente, tal é verdade todos os dias, todas as horas, a cada papel apanhado do chão, a cada parque infantil mantido, a cada horta criada, a cada árvore plantada, a cada praia limpa”.
Luís Capão assume que faz “questão de conhecer pessoalmente cada um dos novos funcionários da empresa” e acrescenta que nesse primeiro encontro relembra sempre como é importante “estarmos felizes, sendo bons profissionais, guardando tempo para a nossa família, sem descurar a realização pessoal”.
Recorde-se que o Município de Cascais é uma Autarquia + familiarmente responsável, um prémio atribuído pelo Observatório de Autarquias Familiarmente Responsáveis já oito vezes consecutivas. “O desafio que o Dr. Carlos Carreiras, presidente da CMC, nos lançou, de sermos pioneiros na adoção destas medidas, não é mais que um corolário das preocupações relativamente às famílias que o município tem tido desde sempre”, conclui o presidente da Cascais Ambiente.
Algumas das medidas adotadas para promover a conciliação familiar na Cascais Ambiente:
- Dia do Aniversário
- Opção Dispensa de Dirigente (para justificação da falta)
- Distribuição de fruta 1x por mês
- Reposição de 3 dias de férias
- Protocolo com uma farmácia
- Acordos com o Centro de Cultura e Desporto do Município de Cascais
- Programa de Campos de Férias para filhos de colaboradores
- Existência de Livro do elogio
- Dia da Família (num dia de fim-de-semana por ano)