CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais Ambiente distribui 300 compostores domésticos

Segunda, 7 Outubro 2019
Resíduos Urbanos
“Separar para compostar, compostar para plantar” é o mote do projeto de compostagem doméstica que a Cascais Ambiente está a desenvolver em parceria com a Tratolixo, com vista à redução dos quantitativos de resíduos biodegradáveis nos resíduos indiferenciados.

Neste âmbito, a Cascais Ambiente vai distribuir gratuitamente 300 compostores domésticos aos munícipes com moradias ou apartamentos com logradouro, quintal ou jardim.

Para tal, basta que os munícipes interessados se inscrevam aqui.

Além do compostor, os munícipes têm direito a uma ação de formação, com o tempo máximo de cerca de 1 hora, a agendar após a inscrição.

Este projeto, co-financiado pelo POSEUR, promove a diminuição da quantidade de resíduos produzidos, através da separação dos resíduos biodegradáveis, nomeadamente restos alimentares e cortes de jardim, e deposição no compostor doméstico.

Os munícipes que aderirem ao projeto conseguirão, não só reduzir os resíduos colocados no contentor cinzento, e ainda ficar com um composto de excelente qualidade para o seu jardim jardim ou vasos de plantas.

O QUE É COMPOSTAGEM DOMÉSTICA?

A compostagem é o processo de transformação de resíduos biodegradáveis por microorganismos e outros pequenos invertebrados (minhocas do solo), em ambiente húmido e arejado, produzindo uma terra fértil em micronutrientes, sais minerais, azoto e carbono a que damos o nome de composto.

Para fazer compostagem doméstica basta ter um logradouro, quinta ou jardim onde colocar o compostor disponibilizado pela autarquia.

De modo geral, todos os materiais naturais provenientes da cozinha, do jardim ou do quintal podem ser colocados no compostor.

Há, no entanto, alguns cuidados a ter em conta, como a deposição de restos de carne ou peixe poderem atrair pragas (roedores e insectos).

Descarregue aqui o MANUAL DE COMPOSTAGEM.

O QUE POSSO E NÃO POSSO COLOCAR NO COMPOSTOR:

Os resíduos que podem ser compostados são classificados em “Verdes” e “Castanhos” conforme o teor de humidade e a proporção de nutrientes. A proporção ideal é de 2 de Castanhos para 1 de Verdes.

RESÍDUOS VERDES são folhas e aparas frescas de relva; ervas daninhas; restos de hortaliças e legumes; cascas e restos de frutas; borras de café; saquetas e restos de chá; cascas de ovo esmagadas

RESÍDUOS CASTANHOS são folhas secas; cascas de batata; palha ou feno; resíduos de cortes e podas; aparas de madeira e serradura

Evitar colocar: restos de comida cozinhada com gordura, carne, peixe ou mariscos; latícínios; citrinos; alimentos cozinhados com molhos

Materiais proibidos: cinzas e beatas de cigarro, excrementos de animais domésticos: plantas com produtos químicos; medicamentos; resíduos não biodegradáveis (plástico, vidro, metal, pilhas, etc)