CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais Ambiente celebra 10 anos de atividade

Quarta, 11 Novembro 2015
Em apenas uma década de existência a Empresa Municipal de Ambiente de Cascais é já uma referência nacional e internacional, com vários prémios atribuídos, tanto na área de limpeza urbana e recolha de resíduos como no trabalho direcionado à preservação do meio ambiente e do espaço urbano. Com 550 colaboradores, funciona 365 dias por ano, 7 dias por semana para 206 mil munícipes. Hoje, 11 de novembro, celebra o seu 10º aniversário!

Para Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, a Cascais Ambiente “afirmou-se como uma marca de confiança para o concelho isto porque, em apenas 10 anos,  a empresa ganhou nova imagem, colocou a inovação ao serviço da gestão, da criação e proteção de áreas verdes, urbanas e de espaços naturais ao mesmo tempo que planeou estratégias para a defesa e aproveitamento sustentável dos recursos”.

Graças ao trabalho desenvolvido, o Parque Natural de Sintra-Cascais, com 380 hectares, ganhou mais vida com a reconversão dos habitats e conservação da natureza onde os visitantes podem agora passear e fazer diversas atividades de natureza, como é o caso da recuperação das Dunas da Cresmina ou da Quinta do Pisão.

Num esforço constante para manter o concelho limpo e cuidado, a Cascais Ambiente preocupou-se com a sustentabilidade ambiental e económica dos recursos utilizados, com a energia e com a estratégia de adaptação às alterações climáticas.

A Cascais Ambiente obteve certificação de qualidade e ambiente atribuída pela APCER - Associação Portuguesa de Certificação tanto na recolha de resíduos e limpeza urbana, como na gestão de espaços públicos verdes urbanos, gestão da estrutura ecológica, sensibilização e educação ambiental.

A inovação e a eficiência foram igualmente premiadas no âmbito Cidades Inteligentes. Nesta área, a empresa apostou na tecnologia, como é o caso do sistema de gestão de resíduos e de sensores de enchimento das ilhas ecológicas que mereceram o prémio “Smart Projet”. Além de inovador, este projeto garante a eficiência dos serviços e a redução de custos.

Muitos dos espaços verdes, espaços naturais e parques infantis, que munícipes e visitantes usam para atividades ao ar livre, foram também eles requalificados pela Cascais Ambiente.
A aposta na requalificação e preservação do património ecológico, cultural e histórico, como estratégia para o reforço do turismo de natureza possibilitam a utilização da fauna e flora do concelho como é exemplo as hortas comunitárias que totalizam 3 hectares.

Preocupada e atenta, a empresa municipal aposta ainda na sensibilização ambiental e responsabilidade social. O voluntariado ambiental e a formação das novas gerações, incluindo pessoas com necessidades especiais, têm contribuído fortemente para a afirmação da empresa enquanto pólo disseminador de uma consciência coletiva atenta e interventiva no concelho.

Zelando pelas necessidades da população, a Cascais Ambiente recebeu mais de 450 mil solicitações através da linha verde e aumentou o número de tutores de bairro que ajudam na resolução de problemas da sua zona. Hoje, cerca de 95% do território está coberto com 192 tutores de bairro. Outros dados relevantes em 10 anos da Cascais Ambiente são: 

- 90 ha de Dunas na Cresmina foram recuperados e podem ser visitados ao longo de 2 km de passadiços
- Quinta do Pisão: 380 hectares de área totalmente inserida no Parque Natural Sintra-Cascais
- 20.000.000 de km percorridos nos 97.4 km2 do concelho
- 1.244.591 ton de resíduos recolhidos
- 199.217 árvores plantadas
- 104 ha de espaços verdes urbanos requalificados
- 13.300 horas  de manutenção nos parques infantis
- 1.3 ha de hortas comunitárias
- 464.387 de pedidos registados pela linha verde (contact center)
- 192 tutores de bairro que cobrem 95% do território
- 2.690 ações de sensibilização e 104.914 alunos abrangidos
- 10 toneladas de produtos biológicos produzidos na horta da Quinta do Pisão