CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

EstĂĄ aqui

Caixotes de lixo inteligentes reduzem frequĂȘncia de recolha de resĂ­duos na baixa de Cascais

Quarta, 20 Março 2019
ResĂ­duos Urbanos
Os primeiros quatro meses de funcionamento dos caixotes de lixo inteligentes instalados em Cascais confirmam a aposta da Cascais Ambiente nestes sistemas inovadores.

 A instalação de dez caixotes de lixo inteligentes, no final de outubro de 2018 em vårias ruas da baixa de Cascais, permitiu não só aumentar a capacidade de deposição, mas também gerir de forma mais eficiente a recolha destes equipamentos. Os sensores de enchimento instalados nestes equipamentos emitem informação em tempo real sobre a capacidade ocupada e a capacidade disponível, o que permite que as recolhas sejam feitas apenas quando a capacidade estå optimizada, ou seja, perto do limite.

 “Os caixotes de lixo convencionais eram despejados duas vezes por dia, e isso era feito independentemente da quantidade de resĂ­duos existentes. Os caixotes inteligentes sĂŁo despejados em mĂ©dia uma vez por semana, e apenas quando o sistema nos avisa”, explica LuĂ­s Almeida CapĂŁo, presidente do Conselho de Administração da Cascais Ambiente.

 Isto significa que o novo sistema implementado em Cascais, permitiu passar de cerca de 14 recolhas semanais por caixote para apenas uma, alĂ©m de fomentar novas competĂȘncias nos cantoneiros, que passaram a ter um papel mais interventivo no sistema de limpeza urbana, apoiando-se nas informaçÔes recebidas digitalmente. 

 “A alteração na frequĂȘncia de deposição dos caixotes tem implicaçÔes na redução dos veĂ­culos em circulação no centro da Vila de Cascais, logo, das emissĂ”es e do ruĂ­do e do consequente incĂłmodo associado. Ainda estamos a apurar os nĂșmeros relativamente ao impacto ao nĂ­vel dos custos na recolha, mas podemos adiantar que o impacto desta inovação estĂĄ a ser muito positivo em Cascais, algo que muito nos orgulha, pois sabemos que os munĂ­cipes e visitantes sentirĂŁo tambĂ©m na limpeza urbana uma melhoria considerĂĄvel”, observa o responsĂĄvel.

Os caixotes de lixo inteligentes tĂȘm uma capacidade de aproximadamente oito vezes o volume de um caixote convencional, graças ao sistema de compactação incorporado, que Ă© alimentado por um painel solar tambĂ©m instalado na estrutura. Este sistema de energia solar permite, alĂ©m de suportar o funcionamento do equipamento, disponibilizar informação em tempo real e bi-direccional, ou seja, o cantoneiro recebe informação sobre o nĂ­vel de enchimento mas tambĂ©m pode operar remotamente o sistema, como por exemplo, controlando o sistema de abertura.

 A implementação de caixotes inteligentes em Cascais faz parte do Smart Urban Cleaning - Estratégia para a Limpeza Urbana de Cascais, que visa contribuir para novos padrÔes de limpeza urbana, aumentar a sustentabilidade e melhorar a qualidade de vida no concelho.