Desloca-se com rapidez e tem duas missões: apoiar os serviços de recolha de resíduos e sensibilizar a população para que não se abandonem os resíduos na via pública. A equipa saiu à rua em dezembro de 2019 e, desde então, os seus nove elementos já intervieram em 386 casos, que resultaram em 373 pedidos para recolha de resíduos abandonados.
No dia-a-dia, a equipa regista os locais onde há depósitos ilegais e procura identificar os munícipes ou entidades responsáveis por estas deposições. Primeiro para os informar: basta contactar os serviços gratuitos de recolha de resíduos da Cascais Ambiente para que não cometam uma ilegalidade. Mas em cinco casos já foi necessária a intervenção da Polícia Municipal para notificação dos responsáveis. O abandono de resíduos na rua, fora dos respetivos contentores, é ilegal e está sujeito a coimas.
Apesar da Cascais Ambiente disponibilizar um serviço gratuito de recolha, mediante marcação, cerca de 40% dos resíduos verdes (cortes de jardim) e 70% dos objetos recolhidos pela Cascais Ambiente, foram abandonados nas ruas do concelho. Uma brigada, muita pedagogia e ação… melhor ambiente.