CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Brigada de Intervenção Ambiental caça monstros

Quarta, 13 Novembro 2019
Ajude a Brigada de Intervenção Ambiental

Sabia que em 48 horas a Cascais Ambiente recolhe, gratuitamente, monstros (Colchões, grandes eletrodomésticos, mobílias velhas) e cortes de jardim? Para isso basta ligar para a Linha Cascais 800 203 186 (chamada gratuita).

Se já existe esse serviço eficaz e gratuito porque é que ainda há monos e resíduos verdes abandonados na via pública por mais tempo que o que seria desejável? 

Luís Capão, presidente do Conselho de Administração da Cascais Ambiente dá a resposta:

“ Cerca de 99,5% dos pedidos de recolha de resíduos que chegam através da Linha Verde da Cascais Ambiente são resolvidos em 48 horas. O problema é que mais de metade do total de recolhas feitas não têm origem em solicitação expressa por parte dos munícipes. Por isso gastam-se mais recursos, há menos eficiência e os resíduos abandonados acabam por ficar mais tempo na via pública".

“O certo é que se as pessoas ligassem a solicitar a recolha, seria possível fazer mais com menos recursos e termos um concelho mais limpo e seguro”, acrescentou Luís Capão.

É aqui que entra a Brigada de Intervenção Ambiental, coordenada pela Cascais Ambiente e em estreita colaboração com a Policia Municipal.

A principal função dos nove elementos que compõem esta Unidade é assim inverter a situação “de registarmos 40.000 recolhas anuais de monstros, mas só cerca de 20.000 são, efetivamente, solicitadas pelos munícipes e o mesmo acontece em relação aos resíduos verdes”, salientou, ainda, o presidente do Conselho de Administração da Cascais Ambiente.

A Brigada de Intervenção, ainda que vá agir em todo o concelho, nesta primeira fase, vai fazer incidir o foco da sua ação nas 30 zonas identificadas como problemáticas. Onde é habitual haver descargas ilegais de resíduos de construção e demolição, de verdes e de monstros.

“Sensibilizar, esclarecer e motivar o munícipe para o comportamento ambiental cívico e diminuir o número de monstros e cortes de jardim abandonados na via pública são, assim, as principais funções da Brigada de Intervenção Ambiental.

Joana Balsemão, vereadora da Câmara Municipal de Cascais, com o pelouro do Ambiente, esclareceu: “ Esta é uma Unidade que tem sobretudo funções de sensibilização e informação sobre ações ambientalmente incorretas. Sempre com o foco no envolvimento dos cidadãos no uso correto dos meios disponíveis e dos equipamentos de deposição de resíduos”.

Todavia, se no decurso da sua ação, a Brigada de Intervenção Ambiental se deparar com situações mais graves que exigem uma intervenção punitiva, deverá socorrer-se da colaboração com a Policia Municipal.

“ Esta Unidade vai ser também uma espécie de «olheira» da Policia Municipal que detém a autoridade para lidar com comportamentos mais graves punidos por lei ”, referiu o comissário Carlos Fernandes, diretor de departamento da Policia Municipal, salientando a estreita coordenação que já existe entre a Unidade de Policia Ambiental (na sua direta dependência) e a Cascais Ambiente.

Ajude a Brigada de Intervenção Ambiental  na sua missão. Marque a sua recolha com 48 horas de antecedência. Ligue pela Linha Cascais 800 203 186 (chamada gratuita) de 2.ª a 6.ª feira, das 9:00 às 18:00 ou preencha o formulário de pedido de serviço aqui