CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Bandeira Azul atribuída a 11 praias de Cascais

Quinta, 28 Abril 2022
Programa anuncia praias eleitas para este verão

Avencas, Carcavelos, Conceição, Crismina, Guincho, Moitas, Parede, Poça, Rainha, São Pedro do Estoril e Tamariz são as 11 praias do concelho que este verão vão voltar a hastear a Bandeira Azul.

O anúncio foi realizado pela Associação Bandeira Azul da Europa esta quinta-feira, 28 de abril, na conferência de imprensa que decorreu no Centro de Interpretação da Pedra do Sal, em Cascais. Já os galardões vão ser hasteados após a cerimónia oficial do programa, a 9 de junho.

"Trinta e cinco anos depois do hastear da primeira Bandeira Azul, precisamente no concelho de Cascais onde nos encontramos, vimos anunciar a atribuição das bandeiras azuis de 2022 a 393 praias, 18 marinas e 20 embarcações ecoturísticas, num total de 431 bandeiras azuis atribuídas", revelou José Archer, presidente da Associação Bandeira Azul.

Cascais volta assim a integrar este programa em 2022, das 11 praias candidatas, todas vão receber a Bandeira Azul este verão.

“Em 2016 abandonámos porque queríamos consolidar critérios,” revelou Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, adiantando: “Tenho de me preocupar com o grau de atratividade e de competetividade do concelho de Cascais, que é reponsável também por tantos empregos que gera”.

O munícipio tem a maior época balnear do país e, para que tudo corra da melhor forma, conta com o Dispositivo de Monitorização e Fiscalização da Época Balnear. Uma equipa composta por várias entidades que articulam os esforços para gerir e responder a situações que possam ocorrer.

Além deste trabalho realizado na frente mar, é também importante intervir no interior do concelho, conforme revela Carlos Carreiras: “Para ter praias boas, quer a água, quer as areias, é fundamental também termos boas ribeiras. Temos estado a fazer uma intervenção muito forte a nível das nossas ribeiras,” concluiu, salientando os trabalhos realizados na Ribeira das Vinhas e em desenvolvimento na de Sassoeiros, que visam promover a fruição publica destes espaços renaturalizados, ao mesmo tempo que diminuem os impactos negativos nas zonas balneares.

O Programa Bandeira Azul é um programa de educação para o desenvolvimento sustentável e tem como objetivo educar para o desenvolvimento sustentável em praias costeiras, fluviais e lacustre, portes de recreio e marinas e embarcações de recreio e ecoturísticas que se candidatem e cumpram um conjunto de critérios relacionados com Informação e Educação Ambiental, Qualidade da Água Balnear, Gestão Ambiental, Segurança e Serviços, Responsabilidade Social e Envolvimento Comunitário. A iniciativa continua as comemorações do 35 anos em 2022, com o mote “Ajuda o Mar a Contar Outra História” e sob o tema “Recuperação de Ecossistemas.”

Saiba mais sobre o Programa Bandeira Azul aqui