Está aqui

Banco de Terras de Cascais procura empreeendedores e terrenos disponíveis

Quarta, 16 Janeiro 2019
Terras de Cascais
O Banco de Terras de Cascais é uma iniciativa inovadora da Câmara Municipal de Cascais, dinamizada pela Cascais Ambiente, que faz a ponte entre a procura e a oferta de terrenos com aptidão agrícola ou florestal, no concelho.

Tem terrenos com aptidão agrícola no concelho de Cascais ou gostava de iniciar um projeto agrícola no concelho e não tem terreno? O Banco de Terras de Cascais responde a estes dois desafios.

A Câmara de Cascais disponibiliza esta plataforma numa ótica de serviço público (sem quaisquer custos para os utilizadores), com o foco na componente ambiental e no desenvolvimento local.

Os projetos desenvolvidos no âmbito do Banco de Terras de Cascais deverão privilegiar a produção em modo biológico. Mas o contributo para a preservação do ambiente não se fica por aqui... ao aumentar a biodiversidade também aumentamos a resiliência às alterações climáticas, contribuímos para a conservação dos solos, a limpeza dos terrenos, redução das emissões de CO2, etc.

Por outro lado, a dinamização de projetos de agricultura local, seja de menor ou maior dimensão, deverá ter impacto na economia local ao nível do empreendedorismo e criação dos postos de trabalho. Até porque associada a esta iniciativa está a promoção da alimentação saudável no concelho com recurso, cada vez mais, a produtos locais, sazonais e biológicos.

O Banco de Terras de Cascais integra a estratégia Terras de Cascais, que promove a produção local, sazonal e biológica, o consumo consciente, a educação para a alimentação saudável, o empreendedorismo e a inclusão social. Neste sentido, estão a ser desenvolvidos vários projetos, que alavancam toda a cadeia de valor da agricultura urbana desde a produção até ao consumo.

Se ficou interressado ou conhece alguém que pode beneficiar com esta iniciativa, siga o link.