CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Auditoria ambiental pelos alunos da EB1 de Caparide

Sábado, 25 Março 2017
Semana do Ambiente
Os alunos do 3º ano da EB1 de Caparide realizaram nesta sexta-feira, 24 de março, uma auditoria ambiental ao edifício dos Paços do Concelho. A iniciativa integra a Semana do Ambiente de Cascais.

Chegaram às 10h00 munidos de capacete apropriado, prontos para analisar a situação ambiental em diferentes departamentos da Câmara de Cascais. De caneta e bloco na mão, verificaram se a utilização ao nível da energia, resíduos e água seria a mais adequada. 

“Nem todas as luzes estão ligadas, o que é um sinal positivo”, disse a Carolina. “Estamos a replicar uma das atividades que já fazemos no âmbito de educação e sensibilização ambiental de Cascais e que realizamos nas escolas”, explica Ana Cristina Rodrigues, coordenadora do Gabinete de Sensibilização Ambiental de Cascais.

E lá prosseguiram os alunos, divididos em três grupos, pelos gabinetes de vereadores e da presidência, entre outros espaços do edifício, não perdendo a oportunidade para colocar questões ao presidente sobre o edifício. “Mora aqui?” foi um das perguntas colocadas a Carlos Carreiras, que se juntou aos grupos de alunos para uma manhã diferente e animada.

No final da auditoria, que demorou duas horas e meia, o balanço foi positivo. Os alunos deixaram algumas recomendações, como poupar na energia elétrica ou apostar mais na reciclagem em todos os espaços.

Para Mariana, “foi uma grande surpresa para mim porque fiz uma coisa nova. O que mais gostei foi passear, fazer a auditoria pelo edifício e dar as minhas palavras aos senhores.” A Carolina também destacou a nova experiência. “Foi uma das melhores experiências que já tive com a minha escola e gostei muito de vos conhecer a todos, ao presidente e ao vice-presidente, que nos receberam com muito amor e afeto”. Juntos encaminharam-se para a saída com a promessa de voltar para nova auditoria.