Desafiado pela Câmara Municipal de Cascais, a criar uma intervenção na Quinta do Pisão, a obra de Will Beckers desafia os visitantes a entrar na instalação natural e experienciar num diálogo singular a sintonia desta com a natureza envolvente, integrando o artista para o efeito atributos como a “abertura, a alienação e a conexão”. Este é um projeto dirigido por Sofia Barros, diretora artística e ativista das causas ambientais, a convite da Cascais Ambiente.
“Daydreamer”, assim se chama a instalação, pretende ser um comunicador entre a natureza enquanto fonte da vida e nós mesmos. O tato e o cheiro são sentidos que o artista apela no diálogo que pretende que os visitantes tenham com a instalação apresentando materiais naturais e texturas como pontes para estabelecer esta conectividade.
A escolha de Will Beckers levou em consideração o fato de que suas obras convidam o público a interagir e vivenciar a obra, envolvendo o espetador e, assim, inspirando uma reação.
Will Beckers é um artista ambiental e “arquiteto da natureza” cuja paixão é seguir o processo evolutivo de plantas e formas naturais. A obra de Beckers tem por base a criação de instalações naturais específicas do local e que exploram nossa relação com o mundo natural. Um modo de vida sustentável e melhores condições de vida na terra podem ser assegurados com a reconciliação da humanidade com a natureza e a criação de um relacionamento harmonioso entre eles. Esse é um dos objetivos prosseguidos pelo seu trabalho.
Fotos: Rute Ferrony