
A empreitada da 4.ª fase da Requalificação da Ribeira de Sassoeiros iniciou-se no dia 1 de setembro, com o objetivo de promover a melhoria das condições de escoamento fluvial e de criar um novo corredor ecológico estruturante.
Esta fase compreenderá a regularização do leito e margens da Ribeira de Sassoeiros, ao longo de cerca de 1,1 quilómetros, nos troços 5 a 7 - entre a Rua Sabino Luís Pedroso e a Rua Barata Feio, em Trajouce - e nos troços 14 a 16 - entre a Rua do Cabo da Roca e a Rua da Ribeira, na Abóboda.
Estas medidas, implementadas com métodos de engenharia natural, visam garantir um escoamento fluvial mais eficiente, promovendo a segurança de pessoas e bens diante do risco de inundação. A empreitada pretende ainda garantir a manutenção de condições físicas de segurança nas margens da ribeira e a requalificação ecológica do corredor ribeirinho, aliadas ao cumprimento de funções de recreio e lazer das populações.
A intervenção das 4.ª e 5.ª fases (esta última, a ser lançada brevemente) terá um investimento previsto de 3.837.453,75€ e contará com financiamento do Programa LISBOA 2030, correspondente a um FEDER de 1.534.981,50€.