CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

EstĆ” aqui

ApresentaĆ§Ć£o de Resultados 2023

TerƧa, 2 Abril 2024
Equipas da Cascais Ambiente e autarquia reunidas para balanƧo anual

Destacar as conquistas e sucessos alcanƧados neste ano que passou, mas tambĆ©m identificar melhorias, desafios e oportunidades para o futuro. Nesta manhĆ£ de 2 de abril, as equipas da Cascais Ambiente e da CĆ¢mara Municipal de Cascais estiveram reunidas para realizar o balanƧo anual de 2023 da Cascais Ambiente. Um momento importante para partilha de dados e definiĆ§Ć£o de desafios e objetivos para 2024, que contou com a presenƧa de mais de uma centena de colaboradores, dirigentes e administradores.

A implementaĆ§Ć£o e certificaĆ§Ć£o dos Sistemas de GestĆ£o Integrados (SGI) da qualidade, ambiente, gestĆ£o de ativos e conciliaĆ§Ć£o da vida profissional, familiar e pessoal, Ć© um marco crucial. Este sistema abrange os trĆŖs pilares do ESG (Ambiente, Social e GovernanƧa), refletindo o compromisso com a excelĆŖncia em todas as Ć”reas operacionais e o respeito pelo ambiente e pelas comunidades.

Durante o Ćŗltimo ano, foram ainda alcanƧados marcos significativos em todos os processos operacionais e de suporte da Cascais Ambiente. Um trabalho continuo, que nĆ£o acaba aqui. A nĆ­vel interno, a empresa pretende continuar a investir na gestĆ£o eficaz dos recursos e na promoĆ§Ć£o de um ambiente de trabalho seguro e saudĆ”vel. JĆ” ao nĆ­vel externo, os desafios sĆ£o cada vez maiores com as crescentes pressƵes ambientais, sociais e alteraƧƵes climĆ”ticas, que afetam diretamente as operaƧƵes e a comunidade.

Apesar dos riscos, tambĆ©m hĆ” oportunidades a explorar. A transiĆ§Ć£o para uma economia mais verde e sustentĆ”vel nĆ£o Ć© apenas uma necessidade, mas uma oportunidade para a inovaĆ§Ć£o, o crescimento econĆ³mico inclusivo e a melhoria da qualidade de vida para todos os cidadĆ£os.

Alguns dados apresentados:

Em 2023, a Cascais Ambiente contou com a participaĆ§Ć£o de 4798 voluntĆ”rios nas vĆ”rias iniciativas dinamizadas e realizou 146 aƧƵes de sensibilizaĆ§Ć£o.

Em relaĆ§Ć£o ao Turismo de Natureza, foram contabilizados 294418 visitantes entre os vĆ”rios espaƧos disponĆ­veis como o Pedra Amarela Campo Base, a Quinta do PisĆ£o, NĆŗcleo Interpretativo da Duna da Cresmina, Peninha, BorboletĆ”rio e Centro de InterpretaĆ§Ć£o Ambiental da Pedra do Sal. Foram ainda realizadas 1663 atividades de natureza que contaram com 25285 participantes. JĆ” os Parques Verdes do concelho receberam mais de 1.690.852 visitantes.

Quanto ao Programa de EducaĆ§Ć£o e SensibilizaĆ§Ć£o Ambiental, foram realizadas 1481 aƧƵes que envolveram 34784 alunos, com maior incidĆŖncia no 1.Āŗ e 3.Āŗ ciclo e maior participaĆ§Ć£o das escolas da rede pĆŗblica (98%).

O programa Tutores de Bairro permitiu o acolhimento de 38 novos membros, cumprindo o objetivo de ter 240 tutores e co-tutores em 2023 que realizaram 2230 pedidos Ć  Cascais Ambiente e autarquia.

Na sessĆ£o foram ainda apresentados vĆ”rios dados ao nĆ­vel financeiro, recursos humanos, recolha de resĆ­duos, monitorizaĆ§Ć£o de praias e ribeiras, cidadania, entre outros.

PoderĆ” consultar todos os dados relativos Ć  recolha de resĆ­duos no ResidĆ³metro de Cascais, disponĆ­vel aqui.