CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Apresentação de Resultados 2023

Terça, 2 Abril 2024
Equipas da Cascais Ambiente e autarquia reunidas para balanço anual

Destacar as conquistas e sucessos alcançados neste ano que passou, mas também identificar melhorias, desafios e oportunidades para o futuro. Nesta manhã de 2 de abril, as equipas da Cascais Ambiente e da Câmara Municipal de Cascais estiveram reunidas para realizar o balanço anual de 2023 da Cascais Ambiente. Um momento importante para partilha de dados e definição de desafios e objetivos para 2024, que contou com a presença de mais de uma centena de colaboradores, dirigentes e administradores.

A implementação e certificação dos Sistemas de Gestão Integrados (SGI) da qualidade, ambiente, gestão de ativos e conciliação da vida profissional, familiar e pessoal, é um marco crucial. Este sistema abrange os três pilares do ESG (Ambiente, Social e Governança), refletindo o compromisso com a excelência em todas as áreas operacionais e o respeito pelo ambiente e pelas comunidades.

Durante o último ano, foram ainda alcançados marcos significativos em todos os processos operacionais e de suporte da Cascais Ambiente. Um trabalho continuo, que não acaba aqui. A nível interno, a empresa pretende continuar a investir na gestão eficaz dos recursos e na promoção de um ambiente de trabalho seguro e saudável. Já ao nível externo, os desafios são cada vez maiores com as crescentes pressões ambientais, sociais e alterações climáticas, que afetam diretamente as operações e a comunidade.

Apesar dos riscos, também há oportunidades a explorar. A transição para uma economia mais verde e sustentável não é apenas uma necessidade, mas uma oportunidade para a inovação, o crescimento económico inclusivo e a melhoria da qualidade de vida para todos os cidadãos.

Alguns dados apresentados:

Em 2023, a Cascais Ambiente contou com a participação de 4798 voluntários nas várias iniciativas dinamizadas e realizou 146 ações de sensibilização.

Em relação ao Turismo de Natureza, foram contabilizados 294418 visitantes entre os vários espaços disponíveis como o Pedra Amarela Campo Base, a Quinta do Pisão, Núcleo Interpretativo da Duna da Cresmina, Peninha, Borboletário e Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal. Foram ainda realizadas 1663 atividades de natureza que contaram com 25285 participantes. Já os Parques Verdes do concelho receberam mais de 1.690.852 visitantes.

Quanto ao Programa de Educação e Sensibilização Ambiental, foram realizadas 1481 ações que envolveram 34784 alunos, com maior incidência no 1.º e 3.º ciclo e maior participação das escolas da rede pública (98%).

O programa Tutores de Bairro permitiu o acolhimento de 38 novos membros, cumprindo o objetivo de ter 240 tutores e co-tutores em 2023 que realizaram 2230 pedidos à Cascais Ambiente e autarquia.

Na sessão foram ainda apresentados vários dados ao nível financeiro, recursos humanos, recolha de resíduos, monitorização de praias e ribeiras, cidadania, entre outros.

Poderá consultar todos os dados relativos à recolha de resíduos no Residómetro de Cascais, disponível aqui.