
Destacar as conquistas e sucessos alcançados neste ano que passou, mas também identificar melhorias, desafios e oportunidades para o futuro. Nesta manhã de 2 de abril, as equipas da Cascais Ambiente e da Câmara Municipal de Cascais estiveram reunidas para realizar o balanço anual de 2023 da Cascais Ambiente. Um momento importante para partilha de dados e definição de desafios e objetivos para 2024, que contou com a presença de mais de uma centena de colaboradores, dirigentes e administradores.
A implementação e certificação dos Sistemas de Gestão Integrados (SGI) da qualidade, ambiente, gestão de ativos e conciliação da vida profissional, familiar e pessoal, é um marco crucial. Este sistema abrange os três pilares do ESG (Ambiente, Social e Governança), refletindo o compromisso com a excelência em todas as Ôreas operacionais e o respeito pelo ambiente e pelas comunidades.
Durante o Ćŗltimo ano, foram ainda alcanƧados marcos significativos em todos os processos operacionais e de suporte da Cascais Ambiente. Um trabalho continuo, que nĆ£o acaba aqui. A nĆvel interno, a empresa pretende continuar a investir na gestĆ£o eficaz dos recursos e na promoção de um ambiente de trabalho seguro e saudĆ”vel. JĆ” ao nĆvel externo, os desafios sĆ£o cada vez maiores com as crescentes pressƵes ambientais, sociais e alteraƧƵes climĆ”ticas, que afetam diretamente as operaƧƵes e a comunidade.
Apesar dos riscos, também hÔ oportunidades a explorar. A transição para uma economia mais verde e sustentÔvel não é apenas uma necessidade, mas uma oportunidade para a inovação, o crescimento económico inclusivo e a melhoria da qualidade de vida para todos os cidadãos.
Alguns dados apresentados:
Em 2023, a Cascais Ambiente contou com a participação de 4798 voluntÔrios nas vÔrias iniciativas dinamizadas e realizou 146 ações de sensibilização.
Em relação ao Turismo de Natureza, foram contabilizados 294418 visitantes entre os vĆ”rios espaƧos disponĆveis como o Pedra Amarela Campo Base, a Quinta do PisĆ£o, NĆŗcleo Interpretativo da Duna da Cresmina, Peninha, BorboletĆ”rio e Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal. Foram ainda realizadas 1663 atividades de natureza que contaram com 25285 participantes. JĆ” os Parques Verdes do concelho receberam mais de 1.690.852 visitantes.
Quanto ao Programa de Educação e Sensibilização Ambiental, foram realizadas 1481 ações que envolveram 34784 alunos, com maior incidência no 1.º e 3.º ciclo e maior participação das escolas da rede pública (98%).
O programa Tutores de Bairro permitiu o acolhimento de 38 novos membros, cumprindo o objetivo de ter 240 tutores e co-tutores em 2023 que realizaram 2230 pedidos Ć Cascais Ambiente e autarquia.
Na sessĆ£o foram ainda apresentados vĆ”rios dados ao nĆvel financeiro, recursos humanos, recolha de resĆduos, monitorização de praias e ribeiras, cidadania, entre outros.
PoderĆ” consultar todos os dados relativos Ć recolha de resĆduos no Residómetro de Cascais, disponĆvel aqui.