CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

EstĆ” aqui

Apoio europeu para sistemas de refrigeraĆ§Ć£o mais amigos do Ambiente

Quinta, 15 Fevereiro 2018
O seu negĆ³cio implica a utilizaĆ§Ć£o de sistemas de refrigeraĆ§Ć£o, incluindo as cĆ¢maras frigorĆ­ficas, arcas de congelaĆ§Ć£o, os expositores alimentares, ou outros? Saiba que atĆ© junho pode candidatar-se a um apoio atĆ© 80% a fundo perdido do custo de renovaĆ§Ć£o destes sistemas. AlĆ©m de poupar dinheiro, poupa energia e poupa o ambiente.

Integrada no Plano de PromoĆ§Ć£o Ć  EficiĆŖncia no Consumo (PPEC) para o biĆ©nio 2017-2018, a aplicaĆ§Ć£o da medida europeia MESR ā€“ Motores EletrĆ³nicos para Sistemas de RefrigeraĆ§Ć£o que permite esta renovaĆ§Ć£o resulta de uma candidatura da AHRESP - AssociaĆ§Ć£o da Hotelaria, RestauraĆ§Ć£o e Similares de Portugal aprovada pela Entidade Reguladora dos ServiƧos EnergĆ©ticos, e pode ser requerida pelos comerciantes nacionais em geral.

O apoio, que pode ir atĆ© 80% do investimento necessĆ”rio, visa facilitar a troca atĆ© oito motores elĆ©tricos convencionais dos sistemas de refrigeraĆ§Ć£o, por motores de comutaĆ§Ć£o eletrĆ³nica (MCE) por empresa.Ā 

BenefĆ­cios?

  • Melhoria da eficiĆŖncia dos sistemas de refrigeraĆ§Ć£o;
  • ReduĆ§Ć£o estimada em 80% nos consumos de energia dos sistemas de refrigeraĆ§Ć£o;
  • ReduĆ§Ć£o dos custos de manutenĆ§Ć£o dos equipamentos de frio;
  • Aumento da vida Ćŗtil dos sistemas de refrigeraĆ§Ć£o instalados;
  • ReduĆ§Ć£o dos custos operacionais das unidades beneficiĆ”rias;
  • ReduĆ§Ć£o das emissƵes correspondentes de CO2.

Quem pode candidatar-se? Podem candidatar-se todas as empresas com CĆ³digo de Atividade EconĆ³mica - CAE 55 (Alojamento) e CAE 56 (RestauraĆ§Ć£o e Bebidas) de Portugal, sendo que um dos requisitos da aplicaĆ§Ć£o da medida Ć© a existĆŖncia de pelo menos 20 empresas candidatas, numa Ć”rea geogrĆ”fica com um raio de cerca de 50 km.

Em que consiste a substituiĆ§Ć£o de motores?Ā  O processo de substituiĆ§Ć£o dos motores Ć© bastante simples e rĆ”pido. Os motores eletrĆ³nicos possuem o mesmo tipo de encaixe mecĆ¢nico e elĆ©trico que os motores elĆ©tricos convencionais. Basta retirar um e colocar o outro, sem quaisquer outras alteraƧƵes e sem paragens no funcionamento do estabelecimento.

PorquĆŖ mudar? Os motores convencionais sĆ£o pouco eficientes e aproveitam apenas uma pequena fraĆ§Ć£o (16%-20%) da energia consumida para produzir trabalho Ćŗtil, desperdiƧando a maior parte no ambiente na forma de calor. Funcionam todos os dias do ano, durante todo o dia e sĆ£o responsĆ”veis por grande parte do consumo dos estabelecimentos de restauraĆ§Ć£o e hotelaria.Ā  Representam, por isso, um dos pontos com maior potencial para a melhoria da eficiĆŖncia energĆ©tica e para uma reduĆ§Ć£o considerĆ”vel dos custos com energia elĆ©trica.Ā 

Qual a diferenƧa dos Motores de ComutaĆ§Ć£o EletrĆ³nica? Muito mais eficientes energeticamente, os MCE emitem um baixo nĆ­vel de calor sendo considerados motores frios. Se se considerar o custo mĆ©dio de eletricidade de 0,1096 ā‚¬/kWh, o retorno do investimento na substituiĆ§Ć£o, por exemplo de oito motores (mĆ”ximo no Ć¢mbito deste apoio), Ć© recuperado num prazo inferior a 5 meses.

InscriƧƵes no site da AHRESP (http://www.ahresp.com/pages.php?id=304), atravĆ©s da ficha de prĆ©-adesĆ£o disponibilizada para o efeito.
Esclarecimentos, ou informaƧƵes adicionais:
InĆŖs Santos
Telefone: 21 352 70 60
Ines.Santos@ahresp.com