CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Aniversário Cascais Ambiente

Sexta, 12 Novembro 2021
Há 16 anos a cuidar do concelho

Criada a 11 de novembro de 2005, a Cascais Ambiente é a empresa responsável por cuidar do ambiente no concelho. Para além dos serviços de limpeza urbana e recolha de resíduos, é também responsável pela gestão de espaços públicos verdes urbanos, de jogo e recreio do concelho assim como dos recursos naturais e da orla costeira. O seu trabalho inclui ainda a promoção e realização de atividades destinadas à preservação, qualificação e valorização do ambiente, à educação ambiental e ao conhecimento. 

Aos 16 anos, a Cascais Ambiente conta já com cerca de 840 colaboradores que todos os dias cuidam do concelho. Trabalham no amanhã e não param em nenhuma situação. Estão por todo o lado, seja nas ruas, nos parques, na serra ou nos escritórios. Por isso, neste 11 de novembro de 2021, os colaboradores voltaram a encontrar-se para celebrar este aniversário. Num encontro que decorreu na Boa Nova, os colaboradores assistaram aos discursos exemplares de Telma Monteiro e do Vice-Almirante Gouveia e Melo, a quem ainda tiveram a oportunidade de colocar algumas questões.

Em 2020, foram recolhidas mais de 138 mil toneladas de resíduos, com uma taxa de reciclagem de 13%. Para fazer esta recolha, a empresa municipal tem apostado na inovação e desenvolvivento tecnológico tendo implementado um sistema inteligente de gestão de resíduos e limpeza urbana, sendo pioneira em vários projetos que visam aumentar a reciclagem e a economia circular do concelho. Mas a Cascais Ambiente não se limita à recolha de lixo detendo a gestão de 17 praias, 116 hectares de espaços verdes, 106 espaços de jogo e recreio, entre muitos outros locais.

Espaços como a Quinta do Pisão, a Duna da Cresmina, a Área Marinha Protegida das Avencas e o Pedra Amarela Campo Base recebem uma média de 260 mil visitantes por ano e são fundamentais para melhorar a sustentabilidade do concelho, conservar ecossistemas naturais e aumentar a qualidade de vida dos munícipes.

Aqui, são realizadas cerca de 423 atividades de natureza anuais, entre muitos outros eventos. Em 16 anos, mais de 20 mil voluntários ambientais ajudaram a plantar 203 mil árvores e plantas. Já nas escolas, foram realizadas mais de 1200 ações do Programa de Sensibilização e Educação Ambiental de Cascais que abrangeram 28 mil alunos enquanto no espaço mais urbano, há cerca de 234 tutores de bairro que apoiam a Cascais Ambiente na sua ação através de um trabalho de proximidade. E com as Terras de Cascais e não só, há 602 munícipes que já metem as mãos na terra entre as 29 hortas, 3 vinhas e 3 pomares comunitários do concelho.

Um trabalho que só é possível graças ao empenho, motivação e experiência dos trabalhadores da Cascais Ambiente que, com o apoio de todos os munícipes, fazem de Cascais o melhor sítio para viver.

(CMC/FMC)