Quando puder passe pelo Paredão Cascais-Estoril e venha ver a exposição “Ameaçadas pela Ação do Homem”. Uma iniciativa desenvolvida pelo Jardim Zoológico de Lisboa em parceria com a Câmara Municipal de Cascais que alia a celebração dos 140 anos do zoo com uma mostra de sensibilização para a conservação das espécies, dos seus habitats, e do planeta.
Composta por 28 painéis de grande formato, exposto na zona junto ao túnel sob a Marginal que dá acesso ao Parque palmela, a mostra visa despertar a consciência pública para a urgência de agir. Em destaque estão espécies ameaçadas como a zebra de Grevy, o lince ibérico e o grou do Japão, lançando-se um alerta sobre os desafios que enfrentam devido à ação humana, como a destruição de habitats, as alterações climáticas e a poluição.
Visitas Guiadas com Educadores do Jardim Zoológico
Para tornar a experiência ainda mais enriquecedora, a mostra inclui visitas guiadas gratuitas, em datas específicas (ver abaixo), entre as 10h00 e as 11h30. Conduzidas por educadores do Jardim Zoológico de Lisboa as visitas guiadas são a oportunidade ideia para ouvir as histórias por detrás de cada painel fotográfico, sensibilizando os visitantes para a necessidade de conservar as espécies e os seus habitats.
Datas para as visitas guiadas:
- 29 de maio
- 3 de junho
- 5 de junho
- 18 de junho
- 22 de junho
- 26 de junho
- 6 de julho
- 13 de julho
Passatempo gera interatividade e consciencialização
A exposição inclui um painel interativo com um QR Code, que permite aos visitantes participar num concurso. Este concurso incentiva a reflexão sobre como podemos preservar os habitats ameaçados. As duas respostas mais criativas e eficazes serão premiadas com quatro bilhetes para o Jardim Zoológico de Lisboa, incluindo uma visita guiada exclusiva para a família.