CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

AMBIENTE CASCAIS LIVE - Renaturalizar Portugal: Cascais e Côa, Duas Propostas para a Conservação da Natureza

Quarta, 23 Junho 2021
Planos para a biodiversidade no litoral e no interior em destaque no webinar que decorre a 24 de junho, às 17h00

O Município de Cascais volta a promover uma conversa online sobre a sustentabilidade ambiental. Desta vez o tema escolhido é “Ambiente Cascais Live - Renaturalizar Portugal: Cascais e Côa, duas propostas para a conservação da natureza”. De participação gratuita, este webinar vai realizar-se no dia 25 de fevereiro, às 17h00.

Nesta conversa serão abordados o Plano Paisagem de Cascais em implementação neste território e a ação da Rewilding Portugal no Vale do Coa. Esta é uma oportunidade para ficar a conhecer o que está a ser feito no terreno dos dois territórios, perceber as mais valias das práticas que reforçam a renaturalização da paisagem e os benefícios deste processo para as populações locais. Este webinar vai ser também o momento para demonstrar as pontes que existem entre ecossistemas e processo no litoral e no interior de Portugal.

Para apresentar o Plano Paisagem de Cascais, o Ambiente Cascais Live com João Melo da Diretor da Gestão Ecológica da Cascais Ambiente e Pedro Prata diretor da Rewilding Portugal.

Humberto Delgado Rosa é o terceiro convidado deste webinar. O diretor para o capital natural da Direção Geral do Ambiente na Comissão Europeia enquadrará estas ações de recuperação da natureza no contexto europeu.

Esta iniciativa integra-se nos esforços da Câmara Municipal de Cascais para cumprir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, depois de recentemente ter aderido ao Green City Accord (Acordo Cidade Verde), um projeto da Comissão Europeia que une autarcas e líderes de governos locais em torno de uma visão comum de uma vida urbana mais saudável e sustentável até 2030.

Este webinar poderá ser acedido através de inscrição ou, em direto, através do Facebook da Ambiente Cascais.

 

Link para inscrição no webinar:

Inscreva-se antecipadamente para este webinar: https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_fsQd7ePSSMiE5Va2z6HI6w

 

 

Sobre a Cascais Ambiente

A Cascais Ambiente visa contribuir para o desenvolvimento sustentável do concelho de Cascais e melhoria da qualidade de vida dos seus residentes e visitantes, assumindo-se como uma referência na comunidade, através de uma atividade orientada para a preservação, qualificação e valorização do ambiente no respetivo espaço territorial. Para além dos serviços de limpeza urbana e recolha de resíduos com que iniciou a sua atividade, a Cascais Ambiente é também responsável pela gestão de espaços públicos verdes urbanos, de jogo e recreio do concelho. Após absorver as agências municipais Cascais Atlântico e Cascais Natura, alargou as suas competências à gestão dos recursos naturais e da orla costeira. O seu trabalho inclui ainda a promoção e realização de atividades destinadas à preservação, qualificação e valorização do ambiente, à educação ambiental e ao conhecimento.

A Cascais Ambiente é a marca dos serviços prestados pela EMAC - Empresa Municipal de Ambiente de Cascais, E.M., S.A., cujo capital social é detido na sua totalidade pelo Município de Cascais.

Sobre a Rewilding Portugal

A Rewilding Portugal é uma organização privada sem fins lucrativos, estabelecida em janeiro de 2019 na Guarda, cuja missão é promover a conservação da natureza por meio de medidas de rewilding, ou renaturalização, em Portugal. Atualmente a organização trabalha nas áreas do Riba-Côa e Beira Alta no norte de Portugal, uma região onde as elevadas taxas de abandono rural criaram oportunidades para trazer a natureza de volta e promover economias locais mais sustentáveis. A Rewilding Portugal é o parceiro estratégico da Rewilding Europe na área rewilding do Grande Vale do Côa, e está a trabalhar em colaboração com vários parceiros para alcançar o objetivo comum de tornar Portugal um lugar mais selvagem.