CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Ajude a contar periquitos-de-colar

Sexta, 29 Outubro 2021
Participe e identifique os locais onde se juntam para dormir

 A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) lançou um novo desafio à população. Durante o mês de novembro, se vir periquitos-de-colar ao fim da tarde em espaços verdes ou jardins, reporte-o à associação aqui.

Estes registos vão contribuir para os estudos realizados sobre o aumento das populações de periquito-de-colar no concelho. No último ano, os múnicipes de Cascais foram os que enviaram mais observações, tendo sido possível identificar alguns dormitórios desta espécie. Qualquer um pode ajudar, partilhando as suas observações de periquitos.

Naturais do continente africano e asiático, é comum observar periquitos-de-colar a sobrevoar algumas cidades europeias. Em Portugal, há registos de avistamento desta espécie pelo menos desde os anos 80 e, principalmente na área de lisboa, as populações têm vindo a aumentar representando uma preocupação para o equilibrio do ecossistema.

Com origem provável em fugas de cativeiro, estas populações ilustram a capacidade de adaptação da espécie, que encontrou alimento, refúgio e locais adequados para nidificar nas áreas verdes dos grandes centros urbanos. Caso a população cresça em demasia, pode afetar as espécies nativas, ao competir por alimento ou locais de nidificação.

Este mês, quando passar por um jardim ou espaço verde ao final do dia, não se esqueça de olhar para o céu. Participe no censo dos Periquitos-de-colar.

Como participar

Registe as suas observações aqui

O que terá de fazer

Entre 1 e 30 de novembro, ao dar um passeio a qualquer jardim ou espaço verde, ao final do dia (a partir das 16h30) e registe os periquitos que observar, tentando também perceber se estão a alimentar-se, a juntar-se numa árvore para descansar ou se passaram em voo nalguma direção específica.

Como identificar o periquito-de-colar

Os periquitos-de-colar são aves ruidosas e gregárias; dar pela sua presença não será difícil. Têm uma coloração geral verde, com uma longa cauda pontiaguda (com as penas centrais verde-azuladas) e bico vermelho e preto. Os machos possuem um colar preto e rosa característico.

Saiba mais aqui