CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Ação de recuperação do Parque Natural Sintra-Cascais

Sexta, 12 Outubro 2018
Vamos cuidar do que é nosso!

 

Na sequência do incêndio que deflagrou nos passados dias 6 e 7 de outubro, a Câmara Municipal de Cascais, agradece o apoio manifestado pelos munícipes, a sua predisposição para ajudar e anuncia que poderão participar já, a partir de sábado, numa ação de Voluntariado na Duna da Cresmina, o primeiro local onde começará a ser feita uma imediata recuperação do coberto vegetal, com auxílio do Banco Genético Vegetal Autóctone criado pela Cascais Ambiente. 

Inscrições AQUI.

 

PERGUNTAS E RESPOSTAS

1. Porquê a ação do próximo sábado?

Na sequência do incêndio que deflagrou no sábado passado no Parque Natural Sintra-Cascais, a Câmara Municipal de Cascais recebeu inúmeros pedidos de ajuda dos nossos munícipes. Porque o Parque é nosso, a única forma possível de agradecimento será convocar todos os cascalenses num projeto de reconstrução das áreas ardidas do Parque Natural Sintra-Cascais.

2. Porquê na Duna da Cresmina?

A Duna da Cresmina foi uma área atingida pelo incêndio. Cerca de seis hectares de vegetação arbustiva e herbácea foi totalmente eliminada. Uma intervenção imediata no terreno é possível neste local para criar condições para ações de replantação a longo prazo.

3. Vamos apenas plantar?

Não. Esta ação de voluntariado implica também a remoção de material queimado que ficou no terreno e sem interesse que permaneça, como as infraestruturas que ficaram danificadas, a vedação e os passadiços. Será ainda promovida modelação de terreno na zona percorrida pela retroescavadora durante o combate ao incêndio. A plantação será com plantas dunares, na sua grande maioria, o estorno (Ammophila arenaria), uma espécie “construtura de dunas”, importante na fixação das areias. No local será ainda efetuada rega manual nas áreas de plantação.

4. Posso voltar a participar?

Sim. A Câmara Municipal de Cascais através do Programa de Voluntariado Ambiental – Projeto Oxigénio –  desde 2008 disponibiliza ações de conservação da natureza regulares abertas à população. As próximas ações serão totalmente dedicadas às áreas atingidas pelo incêndio.

Conheça aqui as próximas ações.