CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Ação de Fogo Controlado 2024

Segunda, 5 Fevereiro 2024
Intervenção decorre entre 6 e 7 de fevereiro na Quinta do Pisão

Se vir fogo na zona da Quinta do Pisão, junto ao Centro Social, entre os dias 6 e 7 de fevereiro de 2024, não se assuste. Estamos a dar continuidade à implementação do Plano de Fogo Controlado de Cascais, essencial para reduzir o risco de incêndio rural e promover a biodiversidade local.

A intervenção é coordenada por uma equipa de especialistas e conta com a segurança dos bombeiros do concelho, em articulação com o Serviço Municipal de Proteção Civil e a Cascais Ambiente, contribuindo para a redução do risco de incêndio e a promoção da biodiversidade local. Realizadas sob condições meteorológicas específicas de temperatura, humidade e vento, o fogo controlado, ou fogo prescrito, é uma ferramenta essencial na gestão da paisagem mediterrânea, uma vez que assegura a manutenção do mosaico.

Ao queimar sob condições planeadas, a temperaturas baixas, o fogo, também denominado “frio”, mantém intacta a camada de solo arável, a “manta morta”. Desta forma, é possível salvaguardar espécies como o carvalho-cerquinho e o zambujeiro, ao mesmo tempo que se garante a descontinuidade nas manchas de arbustos.  

Posteriormente, as áreas vão ser mantidas através do pastoreio com cavalos, burros, cabras e corços, entre outras iniciativas que asseguram a gestão da paisagem e que fomentam a constituição de um verdadeiro mosaico de paisagem mais resiliente aos incêndios rurais, adaptado às alterações climáticas e mais rico em termos de biodiversidade.

Posteriormente, as áreas vão ser mantidas através do pastoreio com cavalos, burros, cabras e corços, entre outras iniciativas que asseguram a gestão da paisagem.

O Plano de Fogo Controlado de Cascais foi aprovado pela Comissão Municipal da Defesa da Floresta e pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I.P.

Conheça o Plano de Paisagem de Cascais aqui