CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Ação climática: nova candidatura ganha

Terça, 19 Julho 2022
Cascais ganha quinta candidatura ao programa Horizonte 2020

Cascais acaba de ganhar mais uma candidatura ao programa europeu Horizonte 2020 e eleva para cinco o total de projetos financiados num único ano na área da ação climática. Desta vez o projeto vencedor é o COMMUNITAS, um consórcio de cerca de 7 milhões de euros. No total, os projetos em que Cascais está atualmente envolvido em consórcios europeus totalizam mais de 35 milhões de euros na área da ação climática. Um feito, uma vez que, em média, apenas é aprovado o financiamento de 5 a 10% dos projetos apresentados.

 

O COMMUNITAS vai agilizar o novo enquadramento legal europeu para promover as comunidades de energia e aumentar a autossuficiência das famílias e municípios por toda a Europa. Ou seja, pretende-se que os governos locais se possam tornar como parte ativa do mercado energético, potenciando assim a penetração das energias renováveis e da figura do “pro-sumer”, onde os cidadãos podem ser simultaneamente consumidores de energia, mas também produtores (através da produção em painéis solares, aerogeradores eólicos ou investidores em produção coletiva, vendendo assim a energia que produzem ao mercado energético ou a outras famílias.

Município pioneiro na adaptação e mitigação das alterações climáticas

A Câmara Municipal de Cascais reforça assim o seu papel como líder europeu de ação climática e inovação para as novas tecnologias e enquadramentos legais europeus. De referir que, ao longo da última década, Cascais tem investido de forma pioneira na adaptação e mitigação das alterações climáticas. Toda a estratégia local é desenhada com base nas evidências científicas estudadas pela ONU e pelos centros de investigação parceiros que são responsáveis pelos cenários climáticos no nosso concelho.

Além da verificação dos impactes das alterações climáticas e está comprovada a importância de agir para proteger as comunidades locais dos crescentes riscos. Cascais tem, por isso, apostado fortemente na ação climática em estreita parceria com a Comissão Europeia, o sector privado e outras cidades parceiras neste desafio. Ao promover a investigação científica aplicada no nosso território, tornamos cascais um fator local de inovação global.

Para este fim, a Câmara Municipal de Cascais, através da Cascais Ambiente, tem apostado na captação de fundos europeus pelo Programa Horizonte 2020. Este programa visa promover a investigação e inovação na Europa com mais de 80 mil milhões de investimento global.

Fruto do trabalho desenvolvido, ao longo do biénio 2021/2022, Cascais conseguiu captar cinco projetos de inovação na área das ações climáticas, com um valor de investimento de cerca €35.000.000, os quais reforçam o já forte investimento nas políticas ambientais e energéticas do concelho.

 

Estratégia reconhecida internacionalmente

A Estratégia de Cascais para as alterações Climáticas é assim reconhecida internacionalmente e vista como um exemplo a seguir, sendo que Cascais irá desenvolver com mais de 80 parceiros e cidades de toda a europa os seguintes projetos:

 > DATA CELLAR: investigar e promover as comunidades de energia como forma de autossuficiência energética e poupança financeira para as famílias e empresas do concelho. Contribui decisivamente para a descarbonização do concelho e a pegada ecológica de todos os munícipes.
 > COMMUNITAS: projeto que visa promover os consumidores de energia como parceiros e na definição das políticas energéticas da cidade, promovendo o seu acesso a equipamentos de produção através de energia renováveis, tornando-os simultaneamente produtores e consumidores de energia produzida localmente.
 > FOODCLIC: investir na rede de produção e distribuição local/regional de alimentos como forma de reduzir a pegada ecológica do sector alimentar enquanto promove estilos de vida mais saudáveis e sustentáveis no concelho. Um projeto com uma forte componente de investigação no sector da saúde liderado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.
 > Urban ReLeaf: projeto que irá aprofundar o grau de satisfação dos munícipes dos espaços verdes urbanos e espaços naturalizados para fomentar uma estratégia que permita reforçar as zonas de sombreamento, infiltração e bio diversas que contribuam também para o bem-estar das comunidades locais. Uma nova forma de desenhar o espaço urbano resiliente às alterações climáticas.
 > Investe4Nature: Compreender as vantagens económicas das políticas municipais que investem nas “soluções de base natural” como forma de fomentar o investimento em espaços naturalizados e nos ecossistemas. Estas vantagens económicas resultam numa melhor qualidade de vida para todos os cidadãos e para a redução de riscos climáticos.
 

Participação de todos

Os projetos partilham entre si o princípio da investigação aplicada, onde os munícipes poderão beneficiar diretamente das tecnologias equipamentos e espaços urbanos implementados sob o princípio de governança partilhada. Ou seja, ao longo da implementação, a autarquia irá criar plataformas de consulta para recolher a opinião e a participação ativa de todos os cidadãos, parceiros sociais e empresas do concelho.