CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Abóboda já tem Parque Urbano com pista de atletismo, parques infantis e espaço fitness

Terça, 31 Agosto 2021
Espaço resulta da concretização de projeto do Orçamento Participativo de Cascais

Bem no coração do concelho, a Abóboda, na freguesia de S. Domingos de Rana, conta, a partir de hoje com um importante espaço verde que cumpre, ao mesmo tempo as funções de parque desportivo e de lazer. É o mais novo Parque Urbano concelhio, que resulta da concretização do projeto do Orçamento Participativo de Cascais, Pedreira no Passado, Lazer no Futuro. Além de ajudar a tapar as feridas de um passado de extração de pedra, o novo espaço veio oferecer à população uma zona para lazer apta para a prática desportiva, tudo isto no interior do concelho.

Pela sua complexidade, a proposta de Jorge Ribeiro, projeto vencedor do OP2016, demorou mais do que é habitual em projetos do Orçamento Participativo de Cascais (cinco em vez de três anos, o que se refletiu no valor final investido). Mas o próprio proponente acredita que valeu bem a pena.  Além da vertente desportiva, que vem servir os atletas do NAZA – Núcleo de Atletismo da Zona da Abóboda, o espaço entre a Rua António Machado e Estrada Conceição da Abóboda oferece agora um parque verde com todas as valências a toda a população. O investimento global neste projeto, que conquistou 1572 votos da população em geral, foi de 380.000€.

ÁREA TOTAL 14 000m2

- Pista de treino de 200m com 6 faixas de corrida (a pista foi construída em betão poroso para promover a infiltração das águas)

- Pista de corta-mato, com 500m de percurso (em terreno REN)

- Ginásio ao ar livre, em pavimento de borracha (300m2)

- Parque infantil, com pavimento em areia (140m2+135m2)

- Zona de estadia, e bancos ao longo da pista

- Relvado com 1600m2

- 800m2 de zonas arbustivas

- 56 árvores plantadas

- No fim do outono serão plantados carvalhos e zambujeiros na zona da pista de corta-mato

- Iluminação pública (será instalada no fim de setembro)