A 2.ª fase da Requalificação da Ribeira de Sassoeiros está concluída, promovendo a melhoria das condições de escoamento fluvial e a criação de um novo corredor ecológico estruturante.
Esta fase envolveu a regularização do leito da Ribeira de Sassoeiros nos troços 8 a 10, incluindo a criação de uma bacia lateral de amortecimento de cheia. Estas medidas, implementada com métodos de engenharia natural, visa garantir um escoamento fluvial mais eficiente, promovendo a segurança de pessoas e bens diante do risco de inundação. Ao longo de quase um quilómetro de extensão da linha de água, foram construídos 2,9 hectares de novos espaços verdes, estendendo-se da Rua do Poço de Cação, em Trajouce, até à Rua Luís Amaro Bexiga, na Abóboda. Quando há menos chuva, a bacia de amortecimento servirá ainda como espaço público de natureza e lazer.
Além das intervenções hidráulicas, a requalificação inclui o reforço da galeria ripícola, com a plantação de espécies autóctones adaptadas às alterações climáticas, e a implementação de uma rede de mobilidade suave, com percursos pedonais e cicláveis ao longo das margens.
A obra contribui não apenas para a gestão ambiental da região, mas também para a prevenção de inundações e a revitalização do corredor ribeirinho. Destaca-se ainda a criação de mais duas bacias de retenção que contribuem para reduzir o risco de cheias, permitindo também a legalização de habitações na envolvente.
A Requalificação da Ribeira de Sassoeiros não só responde às prioridades do Pacto Verde Europeu como também promove uma ligação Norte/Sul do território concelhio, fortalecendo a visão estratégica da Câmara Municipal de Cascais em termos de sustentabilidade ambiental. O projeto contou com apoio financeiro da União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e do COMPETE 2020, num investimento total de 2.016.000 €.
A conclusão desta fase representa um passo significativo na harmonização entre urbanidade e natureza, proporcionando benefícios duradouros para os cidadãos e o meio ambiente,e é, também, uma intervenção estratégica para a transição climática e a reabilitação da rede hidrográfica.
Saiba mais AQUI