As intervenções efectuadas anualmente nestas ribeiras, que têm mais de 100 afluentes, sofrem uma paragem no período da primavera e do verão, de forma a não interferir com os ciclos de nidificação/reprodução das espécies.
Entre setembro e janeiro a Cascais Ambiente dispõe diariamente de 4 equipas compostas por 4 homens cada, num total de 16, responsáveis pela limpeza de ribeiras e linhas de água. Como complemento, existem duas retroescavadoras disponíveis quando se justifica a intervenção de equipamento mecânico mais pesado.
As intervenções de limpeza das ribeiras, feitas rotativamente no concelho, têm em consideração a preservação - sempre que possível - das árvores que se encontram nas margens das ribeiras e que fazem sombreamento. Os canaviais são habitualmente eliminados e os leitos das ribeiras desbloqueadas, sendo que o assoreamento é retirado com recurso a retroescavadora, quando há condições para isso.
No âmbito destas ações são ainda libertadas as entradas designadas de passagens hidráulicas, onde normalmente se acumulam muitos resíduos. Todos os resíduos retirados nestas intervenções são encaminhados para destino final adequado, na Tratolixo.