Cascais foi o local escolhido para a realização da conferência “Energy and Mobility for Smart Cities” que arrancou com um debate sobre investigação e desenvolvimento através dos especialistas David Rua, do INESC TEC, Miguel Águas, da Lisboa e-nova, Paulo Ferrão, do IST/UTL e Vladimiro Feliz, CEiiA.
Considerada uma Smart City a vários níveis, Cascais é líder no ranking nacional de Cidades Inteligentes e têm feito um esforço constante na implementação de projetos nessa área. Nuno Piteira Lopes, vereador da Gestão e Intervenção Territorial, da Câmara Municipal de Cascais, apresentou o caso de Cascais ao público presente e daí partiu-se para um debate entre Carlos Carreiras, presidente da Câmara de Cascais, Filipe Araújo, vereador Inovação e Ambiente da Câmara do Porto e de José Sá Fernandes, vereador da Estrutura Verde e Energia da Câmara de Lisboa. Três importantes municípios do país que se esforçam por levar a cabo uma estratégia neste âmbito e que defendem a necessidade de uma estratégia clara e um bom planeamento para tornar as cidades mais inteligentes e sustentáveis.
O desenvolvimento e as inovações tecnológicas têm mudado a forma como as pessoas vivem as cidades e essas mudanças têm ocorrido ao longo dos últimos anos, de várias formas, contudo muito há ainda por fazer no que diz respeito às energias renováveis e ao seu uso. É ainda importante dar a conhecer às pessoas o que se faz na área da energia e mobilidade garantem os especialistas. Durante dois dias, é em Cascais que se debate o futuro das cidades e o uso da energia, transportes, mobilidade elétrica, tecnologias, arquitetura, planeamento urbano, eficiência, entre outros. Além dos debates há ainda possibilidade de se realizar testdrives de carros elétricos.
Mais informações em http://www.fundacaocascais.pt/smart_cities.html