Para Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, a Cascais Ambiente “afirmou-se como uma marca de confiança para o concelho isto porque, em apenas 10 anos, a empresa ganhou nova imagem, colocou a inovação ao serviço da gestão, da criação e proteção de áreas verdes, urbanas e de espaços naturais ao mesmo tempo que planeou estratégias para a defesa e aproveitamento sustentável dos recursos”.
Graças ao trabalho desenvolvido, o Parque Natural de Sintra-Cascais, com 380 hectares, ganhou mais vida com a reconversão dos habitats e conservação da natureza onde os visitantes podem agora passear e fazer diversas atividades de natureza, como é o caso da recuperação das Dunas da Cresmina ou da Quinta do Pisão.
Num esforço constante para manter o concelho limpo e cuidado, a Cascais Ambiente preocupou-se com a sustentabilidade ambiental e económica dos recursos utilizados, com a energia e com a estratégia de adaptação às alterações climáticas.
A Cascais Ambiente obteve certificação de qualidade e ambiente atribuída pela APCER - Associação Portuguesa de Certificação tanto na recolha de resíduos e limpeza urbana, como na gestão de espaços públicos verdes urbanos, gestão da estrutura ecológica, sensibilização e educação ambiental.
A inovação e a eficiência foram igualmente premiadas no âmbito Cidades Inteligentes. Nesta área, a empresa apostou na tecnologia, como é o caso do sistema de gestão de resíduos e de sensores de enchimento das ilhas ecológicas que mereceram o prémio “Smart Projet”. Além de inovador, este projeto garante a eficiência dos serviços e a redução de custos.
Muitos dos espaços verdes, espaços naturais e parques infantis, que munícipes e visitantes usam para atividades ao ar livre, foram também eles requalificados pela Cascais Ambiente.
A aposta na requalificação e preservação do património ecológico, cultural e histórico, como estratégia para o reforço do turismo de natureza possibilitam a utilização da fauna e flora do concelho como é exemplo as hortas comunitárias que totalizam 3 hectares.
Preocupada e atenta, a empresa municipal aposta ainda na sensibilização ambiental e responsabilidade social. O voluntariado ambiental e a formação das novas gerações, incluindo pessoas com necessidades especiais, têm contribuído fortemente para a afirmação da empresa enquanto pólo disseminador de uma consciência coletiva atenta e interventiva no concelho.
Zelando pelas necessidades da população, a Cascais Ambiente recebeu mais de 450 mil solicitações através da linha verde e aumentou o número de tutores de bairro que ajudam na resolução de problemas da sua zona. Hoje, cerca de 95% do território está coberto com 192 tutores de bairro. Outros dados relevantes em 10 anos da Cascais Ambiente são:
- 90 ha de Dunas na Cresmina foram recuperados e podem ser visitados ao longo de 2 km de passadiços
- Quinta do Pisão: 380 hectares de área totalmente inserida no Parque Natural Sintra-Cascais
- 20.000.000 de km percorridos nos 97.4 km2 do concelho
- 1.244.591 ton de resíduos recolhidos
- 199.217 árvores plantadas
- 104 ha de espaços verdes urbanos requalificados
- 13.300 horas de manutenção nos parques infantis
- 1.3 ha de hortas comunitárias
- 464.387 de pedidos registados pela linha verde (contact center)
- 192 tutores de bairro que cobrem 95% do território
- 2.690 ações de sensibilização e 104.914 alunos abrangidos
- 10 toneladas de produtos biológicos produzidos na horta da Quinta do Pisão
Áreas de intervenção
Limpeza urbana | Recolha de resíduos urbanos | Gestão de espaços públicos verdes urbanos | Gestão de espaços de jogo e recreio | Gestão de espaços naturais | Gestão da orla costeira | Educação e sensibilização ambiental
Espaços sob gestão da Cascais Ambiente
Quinta do Pisão | Núcleo de Interpretação da Duna da Cresmina | Borboletário da Quinta de Rana | Pedra Amarela Campo Base | Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal