CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Lançadas campanhas de incentivo à reciclagem de vidro

Sexta, 14 Novembro 2025
Sensibilização destina-se a munícipes e ao canal HORECA

A TRATOLIXO, empresa responsável pela gestão de resíduos urbanos no Município de Cascais, reforça a sensibilização para a necessidade e importância da correta separação dos resíduos, com foco no vidro (um dos materiais que ainda representa uma taxa reduzida de recolha seletiva), através do lançamento de duas campanhas, durante o mês de novembro.

“Tudo no seu lugar”, destinada à população em geral; e “No HORECA, o vidro tem um serviço 5 estrelas!”, destinada ao canal HORECA (Hotéis, Restaurantes e Cafés), incentivam à correta separação de embalagens, atendendo às exigentes metas de reciclagem definidas, sendo campanhas intermunicipais apoiadas pelos Municípios de Cascais, Sintra, Oeiras e Mafra, e pela Sociedade Ponto Verde.

“Em Cascais, estamos empenhados em dar aos munícipes e ao canal HORECA as condições necessárias para a correta separação dos vários fluxos de resíduos. Sabemos que a recolha seletiva de vidro representa, neste momento, um desafio adicional, estando ainda longe das metas definidas. Para acelerar esse caminho, é necessário um esforço coletivo e, por isso, a colaboração entre as diferentes entidades envolvidas, como acontece nas campanhas lideradas pela TRATOLIXO, é muito bem-vinda”, afirma Luís Almeida Capão, vereador do Ambiente e Sustentabilidade da Câmara Municipal de Cascais.

“Tudo no seu lugar” é uma campanha disruptiva que aposta na urgência de mudar comportamentos, pois volvidas três décadas, a informação está disponível e, ainda assim, os números da recolha seletiva sobem tenuemente. Para encorajar práticas corretas, recorre-se a um humor leve e à simplicidade do quotidiano, para lembrar a todos que reciclar não é assim tão difícil, e que na vida e na reciclagem, tudo corre melhor, quando está no seu lugar. A campanha destina-se a residentes e turistas dos municípios de Cascais, Sintra, Oeiras e Mafra, que produzem diariamente resíduos urbanos, e às crianças e jovens da comunidade escolar, onde a TRATOLIXO já realiza diariamente ações de sensibilização e educação ambiental. A publicidade estará materializada em outdoors e mupis localizados nos quatro municípios, em anúncios de rádio, em vídeos divulgados em plataformas digitais, anúncios digitais e através da criação de um jogo didático a implementar nas escolas.

“No HORECA, o vidro tem um serviço 5 estrelas!” é a campanha dirigida ao canal HORECA (Hotéis, Restaurantes e Cafés) de Cascais, Sintra, Oeiras e Mafra, que tem como objetivo promover e corrigir comportamentos, formar as equipas para encorajar a novas práticas e aumentar as taxas de separação de embalagens de vidro para reciclagem. Pretende-se também com esta ação, dotar os ecopontos dos municípios de kits de baldeamento assistido de vidro para facilitar os seus utilizadores e potenciar o cumprimento das metas do fluxo de vidro, um dos materiais que tem registado uma quebra significativa na recolha seletiva. Serão realizadas ações porta a porta aos trabalhadores dos estabelecimentos e serão entregues folhetos informativos. A campanha contará também com um vídeo exemplificativo das boas práticas. A equipa de sensibilização estará identificada e no final atribuirá ao restaurante um selo de conduta correta de reciclagem de vidro.

“A atual taxa de reciclagem de vidro nacional situa-se nos 51,8%, o que significa que estamos longe de alcançar a taxa de reciclagem deste material quando a meta definida pela União Europeia é de 70% até ao final de 2025. Com esta campanha, acreditamos poder contribuir para sensibilizar a sociedade para a necessidade de alteração de comportamentos” adianta Nuno Soares, presidente do Conselho de Administração da TRATOLIXO.

Para Ana Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde, “é fundamental continuarmos a trabalhar em estreita colaboração com os SGRU e as autarquias, para alcançarmos as metas da reciclagem de embalagens. O vidro, em particular, é o material que requer uma atenção especial e são campanhas como esta que nos permitem estarmos próximo dos cidadãos, levando a que separem corretamente e reciclem cada vez melhor as suas embalagens nos ecopontos.  Para chegarmos ao ponto que queremos, que é alcançar as metas da reciclagem de embalagens, temos de continuar empenhados, a ser colaborativos e a investir em ações que gerem mais ação. O caminho só pode ser este.”