CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Plano de Gestão de Orla Costeira

Terça, 6 Maio 2025
Trabalhos decorrem ao longo do próximo ano

Com o objetivo de garantir o uso sustentável da zona costeira de Cascais, com foco no desenvolvimento sustentável e o ordenamento dos usos, para que sejam possíveis atividades de conservação da Natureza, a fruição de bens naturais, culturais, patrimoniais e paisagísticos e novas perspetivas de lazer e turismo, desenvolveu-se o Plano de Gestão da Orla Costeira.

Neste sentido, foram definidos três objetivos para mitigação dos problemas de conservação existentes:

- Promover planos de recuperação de forma a restaurar os habitats fragmentados e salvaguardar áreas fundamentais para a conservação;

- Ordenar o uso do solo e atividades de lazer de forma a manter as funções dos habitats;

- Sensibilizar para os serviços prestados e importância dos habitats para a conservação.

Para fazer cumprir os objetivos definidos, estão em desenvolvimento diversas ações com vista a proteger a biodiversidade, para consolidação da gestão ativa de espécies e habitats protegidos e da generalidade da biodiversidade que suporta o sistema. As ações a decorrer procuram privilegiar a utilização pública das áreas do domínio público marítimo.

Dada a extensão da área territorial a ser intervencionada e a diversidade de operações, a execução das ações será faseada. Os trabalhos vão decorrer entre a zona do Guincho a Carcavelos, passando pelas

As ações planeadas passam por:

1. Controlo da vegetação exótica espontânea nas arribas costeiras e margens de linhas de água – As espécies exóticas invasoras presentes nas arribas costeiras serão eliminadas, por meios motomanuais. As espécies exóticas não invasivas serão alvo de um desbaste seletivo.

2. Instalação e manutenção de espécies de flora adequadas às condições existentes (habitat ribeirinho e de arriba costeira) – As operações incluem abertura de covas, plantação de exemplares de espécies nativas e sacha e amontoa (limpeza ao redor das espécies plantadas).

3. Montagem da sinalética vertical (informativa e direcional), a ser colocada na zona costeira de Cascais – Esta sinalética inclui 21 placards informativos sobre a biodiversidade local e 18 placards de sinalética direcional.

Saiba mais sobre o plano AQUI.

Constrangimentos:
Esta obra não prevê constrangimentos significativos, contudo, poderão verificar-se situações pontuais. Nestes trabalhos são utilizados meios moto-manuais e mecânicos, pelo que se solicita a maior precaução ao circular nas áreas intervencionadas.