No âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, em Cascais, decorreu hoje, no Mercado da Vila, um workshop de cozinha que contou com a participação especial da Tia @Cátia Goarmon, em colaboração com a Cascais FoodLab
Para por a mão na massa, lançámos o convite a outras caras conhecidas do público, Tia Zana Torres (@zanaandfamily), Joana Gonçalves Tavares (@joana.at.home) e também Maria Flôr Gameiro (@mariaflorgameiro) que tiveram a oportunidade de aprender a cozinhar sem desperdiçar.
Para prato principal, uma lasanha vegetariana feita com sobras de legumes, que prova que é possível criar receitas deliciosas reduzindo o desperdício com o reaproveitamento de alimentos e restos de comida. Houve ainda espaço para a demonstração de como os baldes de biorresíduos também têm lugar na mesa e são um ingrediente fundamental para esta receita: combater o desperdício alimentar.
Cerca de 28% da produção alimentar em Portugal é desperdiçada, sendo os biorresíduos responsáveis por aproximadamente 50% do lixo indiferenciado em Cascais.
De forma a promover uma gestão mais consciente dos resíduos no seu dia-a-dia, estes baldes estão disponíveis para todos os moradores em Cascais que poderão fazer a sua adesão AQUI.
No final do workshop, foram doadas à ReFood Cascais o excedente das refeições preparadas.