A partir de hoje, 19.09.2024, no Largo Passos Vela, em Cascais, há um exemplar Chorisia devidamente etiquetado, onde é possível ficar a saber, em poucos segundo, qual a razão pela qual esta árvore é importante.
Verdadeira ficha técnica, a etiqueta criada no âmbito da campanha #EUTreetag, lançada precisamente hoje a nível europeu, apresenta, a informação do exemplar e dados sobre a produção de oxigénio, remoção de gases poluentes, retenção de água e armazenamento de dióxido de Carbono.
“Em Cascais temos mais de 30.000 árvores, cerca de 164 espécies diferentes e aqui traduz-se um bocadinho da importância das árvores em meio urbano: a componente de biodiversidade, a mitigação das toneladas de CO2 que produzimos diariamente, a absorção da água…. Acima de tudo a captação de lugares mais frescos”, referiu, esta manhã, Luís Capão, diretor municipal de Ambiente e Sustentabilidade, aproveitando para lançar o desafio a potenciais interessados em catalogar as restantes árvores existentes em meio urbano no concelho.
Organizada pelo Instituto Superior de Agronomia, através do Centro de Ecologia Aplicada Professor Baeta Neves (CEABN-InBIO), conjuntamente com outras organizações europeias, esta campanha tem por objetivo informar a sociedade sobre os benefícios que as árvores nos proporcionam e decorre na sequência de um outro projeto iTree, a que Cascais também aderiu
Neste mesmo dia, um pouco por toda a Europa foram colocadas etiquetas "TreeTag" nas árvores. Para este estudo entram 20 de Cascais (ao todo 100 de Norte a Sul de Portugal) e muitas mais a nível europeu, as quais podem ser identificadas AQUI
Para mais informações sobre esta campanha (e divulgação):
Consulte a página do evento AQUI