CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Fogo em Murches: arderam 95 hectares

Terça, 23 Julho 2024
Prevenção permitiu proteger habitações e criar condições de segurança

Foi grande o susto, e a elevada intensidade do vento, com rajadas fortes, obrigou a uma resposta musculada para combater o incêndio que deflagrou poucos minutos após o meio-dia deste domingo, 21.07.2024, em zona de mato, em Murches.

Com o histórico do incêndio ocorrido no Zambujeiro em 25.07.2023, ainda bem presente na memória coletiva, igualmente em dia de grande calor e vento forte, temeu-se o pior. Nessa altura, a origem veio a ser identificada com a queda de um cabo de eletricidade na zona de Vale Cavalos e a progressão das chamas obrigou a uma mobilização generalizada de meios e à evacuação de moradores e animais recolhidos no Centro de Recolha Oficial de Cascais.

Neste domingo a origem terá estado em Janes “com indícios de meios criminosos, já a serem investigados pelas autoridades competentes e com suspeitos identificados”, como esclarece, Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais.

Prevenção ajudou a proteger habitações

Valeu a intervenção preventiva, em março deste ano, criando uma Faixa de Gestão de Combustível com uma área total de 7,3 hectares, ou seja, o equivalente a 73 campos de futebol de 11, no Caminho Sítio dos Barros, no Zambujeiro, na zona que faz fronteira com Murches.

Uma intervenção no âmbito do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios de Cascais, gerida sob coordenação do Serviço Municipal de Proteção Civil de Cascais, com os seus Sapadores Florestais e a colaboração da empresa municipal Cascais Ambiente.

“Esta ação foi essencial, pois permitiu proteger as habitações existentes na transição entre as duas localidades do Parque Natural de Sintra Cascais, bem como as vias de circulação, constituindo uma janela de oportunidade e condições de segurança para as operações de combate, evitando a progressão do incêndio para Este”, explica ainda Carlos Carreiras.

Este exemplo evidencia a importância de todos os proprietários efetuarem a limpeza em torno das suas habitações como a lei obriga.

Meios empenhados nas operações de socorro:

  • Murches, 2024, com 95 hectares de área ardida: 346 operacionais, 105 veículos e 14 meios aéreos no total
  • Zambujeiro, 2023, 206,9 hectares de área ardida: 748 operacionais, 230 veículos e 14 meios aéreos no total