CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

EstĂĄ aqui

ConferĂȘncia Anual do Instituto PortuguĂȘs de Direito do Mar

Sexta, 21 Junho 2024
3.ÂȘ edição decorre na Casa das HistĂłrias Paula Rego, em Cascais

A Casa das HistĂłrias da Paula Rego, em Cascais Ă© palco da 3ÂȘ ConferĂȘncia Anual do Instituto PortuguĂȘs de Direito do Mar (IPDM) que decorre esta sexta-feira, 21 de junho. Um evento realizado no Ăąmbito do protocolo assinado entre a CĂąmara Municipal de Cascais e o IPDM, que tem como objetivo aproximar o Direito do Mar Ă  população em geral, apresentando temas complexos de forma acessĂ­vel, mas com o rigor e assertividade que a temĂĄtica exige.

A conferĂȘncia deste ano, focada em "Disputas Internacionais e o Direito do Mar", reĂșne participantes de vĂĄrios paĂ­ses, incluindo Nova ZelĂąndia, AustrĂĄlia, JapĂŁo, Coreia e China. Estes especialistas internacionais estĂŁo a debater desde a delimitação de fronteiras marĂ­timas atĂ© aos desafios impostos pelas alteraçÔes climĂĄticas e a proteção dos recursos naturais.

"O tema da conferĂȘncia de hoje Ă© bastante auspicioso, no sentido de que esta serĂĄ o maior evento internacional de Direito do Mar apĂłs o recente parecer consultivo do Tribunal Internacional do Direito do Mar sobre as Mudanças ClimĂĄticas e o Direito Internacional," revelou Vasco Becker-Weinberg, presidente do Instituto PortuguĂȘs de Direito do Mar, no arranque desta edição.

Os participantes, vindos de diferentes partes do mundo, tĂȘm a oportunidade de trocar experiĂȘncias e conhecimentos, promovendo um diĂĄlogo enriquecedor sobre as vĂĄrias dimensĂ”es do Direito do Mar. A diversidade dos paĂ­ses representados reforça a importĂąncia global das questĂ”es discutidas e a necessidade de cooperação internacional.

“Portugal Ă© uma nação marĂ­tima com uma tradição ancestral ligada aos assuntos marĂ­timos e fortemente empenhada na governança global dos oceanos," lembrou LĂ­dia BulcĂŁo, SecretĂĄria de Estado do Mar, apĂłs dar as boas vindas aos participantes.

Ao longo do dia, os painĂ©is de debate vĂŁo proporcionar uma visĂŁo aprofundada dos princĂ­pios e regras aplicĂĄveis ao mar, incluindo a delimitação das fronteiras marĂ­timas, o julgamento de casos relativos Ă s alteraçÔes climĂĄticas, e a jurisdição sobre os recursos naturais marinhos. A conferĂȘncia vai tambĂ©m abordar a forma como as alteraçÔes climĂĄticas e o ambiente marinho influenciam as medidas de segurança no mar, tanto a nĂ­vel operacional como de planeamento e prevenção. Áreas marinhas protegidas estĂŁo a ser discutidas como ferramentas essenciais para a gestĂŁo sustentĂĄvel dos usos do mar.

“Cascais tem a primeira área marinha protegida gerida localmente em Portugal e estamos agora a trabalhar na criação conjunta de uma área marinha protegida intermunicipal,” recordou Luís Almeida Capão, diretor municipal de Ambiente e Sustentabilidade da Cñmara Municipal de Cascais, presente na abertura em representação de Carlos Carreiras, presidente da Cñmara Municipal de Cascais.

O diretor, recordou ainda outros projetos em curso em Cascais: “Estamos a recuperar as florestas marinhas de Cascais e esperamos restaurar um hectare deste ecossistema atĂ© 2030. Investimos mais de 2 milhĂ”es de euros nos Ășltimos trĂȘs anos em infraestruturas marĂ­timas para a pesca, garantindo a qualidade e a segurança das operaçÔes em terra e no monitoramento da vida subaquĂĄtica e da qualidade da ĂĄgua ao longo de todo o seu ciclo”.

Este evento, que tambĂ©m contou com a participação, via vĂ­deo, de Kay Rala Xanana GusmĂŁo, Primeiro-Ministo de Timor-Leste, vai ainda realizar uma anĂĄlise da segurança marĂ­tima nos paĂ­ses de lĂ­ngua portuguesa e o papel da ciĂȘncia no estabelecimento de regras bĂĄsicas e na garantia das prioridades da saĂșde humana na segurança marĂ­tima destes paĂ­ses irmĂŁos.

A 3.ÂȘ ConferĂȘncia Anual do Instituto PortuguĂȘs de Direito do Mar (IPDM) estĂĄ, desta forma, a proporcionar uma plataforma Ășnica para debater questĂ”es cruciais que afetam os oceanos e a nossa relação com eles, promovendo um futuro sustentĂĄvel para os nossos mares.

Saiba mais sobre o IPDM AQUI

Â