É utilizador dos parques urbanos de Cascais? Contamos consigo para ajudar a explorar o impacto dos espaços verdes urbanos na adaptação às alterações climáticas, promovendo o bem-estar da comunidade.
Se costuma visitar o Parque Urbano do Penedo, o Parque Urbano da Quinta da Carreira, o Parque Urbano da Abóboda, o Bosque das Fontainhas, o Parque Urbano de Trajouce, o Jardim Constantino e o Centro de Cascais, entre o Jardim Visconde da Luz e a estação, este desafio é para si!
Da próxima vez que visitar um destes espaços verdes responda ao questionário do “Urban ReLeaf” através do QRCode presente nos painéis informativos dos parques.
O questionário também pode ser realizado através de uma aplicação no seu telefone, onde terá acesso aos mapas das áreas de estudo e ainda outras funcionalidades como tabela de classificação, fotografia e informação adicional sobre o local que visitam. Será oferecido um vaso com uma planta nativa a quem descarrega a aplicação no local.
Este projeto vai ainda convidar grupos de escolas, seniores, entre outros visitantes para participarem no levantamento de informações para avaliar o conforto térmico e bioclimático destes locais, com equipamentos específicos, como sensores móveis.
A campanha decorre de maio 2024 a outubro 2025.
Sobre o Urban ReLeaf
Cascais é um dos seis municípios europeus que integram o projeto, a par de Atenas (Grécia), Dundee (Escócia), Mannheim (Alemanha), Riga (Letónia) e Utrecht (Países Baixos). A iniciativa, que conta com 15 parceiros europeus, é coordenada pelo Internacional Institute for Applied Systems Analysis (IIASA) e tem a duração de quatro anos.
Com um orçamento de 5,2 milhões de euros, o Urban ReLeaf é cofinanciado pelo programa Horizonte Europa e pretende avaliar os impactos (custos e benefícios) dos espaços verdes urbanos e das soluções baseadas na natureza (Nature Based Solutions) na segurança e no bem-estar da população num contexto de alterações climáticas. Ao promover a cocriação de soluções para a adaptação às alterações climáticas entre as administrações locais e os cidadãos, o projeto tem como objetivo apoiar a transição verde através da implementação de projetos-piloto.
Saiba mais sobre o Urban ReLeaf aqui