Os Verdes Solidários estão de volta com mais uma grande doação. Este Natal, 1200 famílias vão contar com alimentos biológicos locais doados através das Terras de Cascais para a sua ceia. A iniciativa permitiu a recolha de uma tonelada e meia de alimentos frescos, provenientes das hortas comunitárias do concelho, da Horta da Quinta do Pisão e da Horta do Brejo, que vão ser distribuídos a famílias através de 10 instituições de solidariedade social do município.
A doação de e alimentos decorreu este sábado, 16 de dezembro envolvendo a comunidade das Terras de Cascais, composta por horticultores, fruticultores e viticultores, bem como hortas escolares, todos foram convidados a contribuir com legumes biológicos e locais para ajudar quem mais precisa a ter uma ceia de Natal com qualidade.
Desde 2016, os Verdes Solidários já distribuíram cerca de 3,8 toneladas de legumes frescos e biológicos a 17 instituições de solidariedade social, beneficiando diversas famílias carenciadas.
Esta iniciativa está integrada no programa de agricultura urbana de Cascais, gerido pela Cascais Ambiente, com o objetivo de proporcionar uma alimentação biológica, sazonal e saborosa aos munícipes. A agricultura biológica e regenerativa tem vindo a ganhar destaque desde a criação da primeira horta comunitária em 2009, com o apoio do programa Terras de Cascais.
Atualmente, existem 32 hortas comunitárias, 5 pomares e 4 vinhas, num total de cerca de 800 parcelas atribuídas a munícipes, e ainda a Horta da Quinta do Pisão e a Horta do Brejo, localizada no Estabelecimento Prisional de Tires e cultivada por mulheres reclusas. No total, as Terras de Cascais abrangem aproximadamente 10 hectares de terra cultivada, o que permite apoiar e incentivar a produção e o consumo de produtos frescos locais, biológicos, regenerativos e sazonais, consolidando a região como referência na utilização eficiente das terras e na produção de alimentos saudáveis com iniciativas que envolvem a comunidade.