“Não sou plástico, Reutiliza-me,” foi o mote que levou os alunos do 3º ano da EB/JI Fernando Teixeira Lopes até ao Mercado da Vila, em Cascais, esta manhã, para uma ação de sensibilização ambiental junto da população. Depois de terem elegido o melhor desenho da turma e a mensagem que queriam passar, foram distribuir sacos de algodão para incentivar a comunidade a reutilizar e abandonar a utilização de sacos de plástico.
Enquanto alternativa aos sacos de plástico, ou outras embalagens descartáveis, os sacos de algodão reutilizáveis e a mensagem neles inscrita sensibilizam a população para a problemática dos resíduos, bem como para as consequências da utilização excessiva de embalagens. Ao mesmo tempo contribuem para uma menor quantidade de resíduos produzidos e consequente impacto ambiental.
Uma ação enquadrada pelo Programa de Educação e Sensibilização Ambiental de Cascais que decorreu no âmbito da Semana Europeia de Prevenção dos Resíduos.
Durante a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos estão a decorrer também diversas ações de sensibilização ambiental sobre a temática dos resíduos em várias escolas do concelho. Enquadradas pelo Programa de Educação e Sensibilização Ambiental de Cascais, que trabalha vários temas ao longo de todo o ano letivo, estas sessões abordam a Sustentabilidade e Economia Circular, pretendendo alertar para os problemas causados pela produção dos resíduos e sensibilizar para as medidas de diminuição do consumo de recursos naturais. Em suma, pretende-se dotar os mais jovens de mais e melhores conhecimentos promotores de uma mudança de atitudes centrada na prevenção e na redução de resíduos.
Saiba mais sobre o Programa de Educação e Sensibilização Ambiental de Cascais aqui