Disponíveis para todos e com várias valências. A 1.ª fase do projeto da Rede de Bebedouros de Cascais permitiu a instalação de 42 equipamentos onde se podem encher garrafas, estão preparados para serem utilizados por adultos, crianças e pessoas com mobilidade reduzida e que contam ainda com o reaproveitamento da água para animais.
A Rede de Bebedouros de Cascais garante o acesso gratuito a água potável no concelho, encorajando os munícipes para uma vida mais saudável e ambientalmente sustentável.
“Por um lado, há uma dimensão social porque é acessível a todos, depois há uma dimensão que é de saúde, permite a quem quiser estar devidamente hidratado e a terceira dimensão, que é a do ambiente, porque ao consumirem água através do cantil estamos a usar menos plástico descartável," salientou Joana Balsemão, vereadora com o pelouro do Ambiente na Câmara Municipal de Cascais, acrescentando: “É por estas três razões que queremos continuar e agora, a próxima etapa é adquirir bebedouros portáteis para os eventos e também começar a instalar bebedouros nas nossas escolas”.
A Rede de Bebedouros de Cascais contribui para a promoção de seis Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS):
Objetivo 6: Água potável e saneamento
Objetivo 10: Reduzir as desigualdades
Objetivo 11: Cidades e comunidades sustentáveis
Objetivo 12: Produção e Consumo Sustentáveis
Objetivo 14: Proteger a vida marinha
Objetivo 17: Parcerias para a Implementação dos Objetivos
Saiba mais sobre a Rede de Bebedouros de Cascais aqui