Cascais venceu a Menção Honrosa de Preservação do Capital Natural, no âmbito do Prémio Nacional de Sustentabilidade promovido pelo Jornal de Negócios. A distinção atribuída à Cascais Ambiente, pelo projeto da Quinta do Pisão, foi entregue esta sexta-feira, 21 de abril, no fim da Grande Conferência Negócios Sustentabilidade 20 | 30 que decorreu em Cascais durante os últimos três dias.
A categoria de Preservação do Capital Natural distingue iniciativas que promovam benefícios e impactos positivos para a sociedade em geral, através de práticas de utilização sustentável do solo, da água ou energia, utilização de construção sustentável, conciliação da paisagem envolvente em projetos e iniciativas, entre outras.
A Quinta do Pisao
Situada no extremo ocidental do concelho de Cascais, no Parque Natural de Sintra-Cascais, a Quinta do Pisão representa um legado histórico-cultural estruturante para o território, quer pela escala e valores naturais que comporta, quer pelo património edificado e organização da paisagem. Um parque de natureza com 380 ha, onde habitam ovelhas, cavalos, corços, entre tantas outras espécies aqui introduzidas para apoiarem a conservação da natureza e a sua renaturalização. O espaço foi ainda requalificado para também permitir aos visitantes uma multiplicidade de experiências com a natureza e com hábitos ancestrais ligados à terra. Neste parque único há espaço para história, conservação da natureza, atividade agrícola, preservação da biodiversidade, arte, educação e voluntariado ambiental. Ver aqui
Sobre o Prémio Nacional de Sustentabilidade
Sob o mote “O amanhã ganha-se hoje,” a 3ª edição destes prémios continua a reconhecer, inspirar, promover e divulgar o trabalho e a atuação das empresas que se juntam a esta iniciativa pela sustentabilidade global nas diferentes: ambiental, social e financeira (ESG).