CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Época Balnear arranca a 1 de maio

Segunda, 17 Abril 2023
Dispositivo Municipal de Monitorização e Fiscalização reúne para preparar o verão

Com mais um verão a chegar, Cascais voltou a reunir o Dispositivo Municipal de Monitorização e Fiscalização da Época Balnear para ultimar os preparativos e reforçar a articulação entre as várias entidades. Tempo também para fazer o balanço do inverno nas praias do concelho.

Praia todo o ano

Com parte do município rodeado pelo mar, Cascais conta com a presença de nadadores-salvadores da Brave Heart também durante o inverno, embora em número mais reduzido. Nos últimos meses foram realizados 90 salvamentos e 84 primeiros socorros, muitos dos quais poderiam ser evitados com um comportamento mais responsável dos banhistas, alertou o Comandante Gomes Agostinho, Capitão do Porto de Cascais.

Já ao nível da Qualidade da Água, mesmo durante o inverno, a autarquia mantém as análises à água de todas as praias do município. Em 2022, quase todas as praias atingiram a classificação excelente e 96% dos valores destas análises estavam dentro dos limites legais.

Praias seguras

A partir de 1 de maio, as praias de Cascais voltam a contar com cerca de 54 nadadores salvadores, dos quais 48 são da Associação Brave Heart, para zelar pela segurança dos banhistas das praias cascalenses Na presente época vão estar disponíveis meios que fazem toda a diferença na resposta em caso de emergência, como é o caso de desfibrilhadores automáticos externos, planos rígidos e comunicações VHF para todos os Nadadores-Salvadores dois veículos moto 4 equipadas para assistência a banhistas, entre outros.

A Estação Salva-Vidas de Cascais continua a funcionar 24 horas por dia e conta com nove tripulantes, enquanto a Polícia Marítima de Cascais terá 18 elementos no terreno, equipados com três viaturas TT, uma Moto 4x4, uma embarcação e uma moto de água. Já no âmbito do projeto SeaWatch, Cascais conta com o apoio de duas viaturas TTAMAROK e quatro militares nadadores-salvadores que asseguram, principalmente, a vigilância das praias não vigiadas. O projeto Praia Segura também volta a Cascais e vai realizar a vigilância apeada das zonas costeiras com militares da marinha portuguesa. A Época Balnear de Cascais conta também com o apoio da GNR, PSP e Polícia Municipal.

 Bandeira Azul

O programa Bandeira Azul também está de regresso à costa do sol. Durante o verão, participe nas várias iniciativas de sensibilização e prevenção dinamizadas por este programa. As praias eleitas vão ser anunciadas no dia 27 de abril de 2023.

Saiba mais aqui

Voluntários Maré Viva

Já bem conhecidos de quem nos visita, os jovens Maré Viva vão estar presentes nas praias do concelho entre os dias 15 de julho e 12 de setembro. O programa vai acolher cerca de 1200 voluntários durante o verão, que vão apoiar em várias tarefas como a limpeza de areia dos acessos de praia, recolha de resíduos dos areais, apoio a primeiros socorros, contribuir para o bem-estar e segurança dos banhistas, entre outras.

Praia acessível, Praia para Todos

Carcavelos, Poça, Tamariz, Moitas e Conceição. Nestas praias vai encontrar vários equipamentos para que as praias de Cascais possam ser usufruídas por todos. Estes locais contam com zonas de sombra exclusivas a pessoas com deficiência e seus acompanhantes, cadeira de transporte de criança no areal, painéis de praia com áudio-guia acessível através de QrCode e folhetos informativos em braille nos postos Maré Viva.

Nas praias de Carcavelos, Tamariz e Conceição conte ainda com a presença de uma equipa acolhimento composta por voluntários Maré Viva, passadeira acessível e cadeiras anfíbias.

Saiba mais aqui 

Jornada Mundial da Juventude

“O grande desafio que nos espera este ano é a JMJ, com 60 a 70 mil jovens a dormir em Cascais e a passar aqui as manhãs e tardes quando não houver programa em Lisboa,” salientou Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais.

No total, o município está a preparar-se para receber quase 200 mil jovens que possam escolher Cascais para vir à praia e por isso é importante organizar esta mega operação. As equipas deste dispositivo também já estão a preparar este aumento de afluência às praias, prevendo o reforço de nadadores-salvadores, vigilância e limpeza nas semanas de 24 de julho a 6 de agosto.

Saiba mais aqui

O Dispositivo Municipal de Monitorização e Fiscalização

Criado em 2020, o Dispositivo Municipal de Monitorização e Fiscalização foi com o objetivo de gerir a época balnear em Cascais em tempos de pandemia. Uma iniciativa que permite que todas estas entidades trabalhem em conjunto e consigam dar respostas aos problemas relacionados com as praias no decorrer do verão. De recordar que Cascais tem uma das maiores épocas balneares do país, que, em 2022, decorre de 1 de maio a 15 de outubro.

Categorização das Praias de Cascais

Praias Vigiadas
Rainha, Moitas, Azarujinha, Avencas

Praias Vigiadas com Planos Integrados de Segurança
Guincho, Crismina, Duquesa, Conceição, Piscina Alberto Romano, Tamariz, Poça, S. Pedro do Estoril, Parede, Carcavelos

Praias não vigiadas
Porto de Touro, Grota, Abano, Santa Marta, Pescadores, Bafureira

Saiba mais sobre as praias de Cascais aqui

Entidades que integram o Dispositivo Municipal
Águas de Cascais;
Águas do Tejo Atlântico;
Agência Portuguesa do Ambiente (APA);
Associação dos Nadadores Salvadores Brave Heart;
Autoridade de Saúde do Concelho;
Autoridade Marítima Nacional;
Cascais Ambiente;
Cascais Próxima;
CMC - Cascais Jovem / DJUV;
CMC - Comunicação / DMCO;
CMC - Gabinete da Presidência;
CMC – DAM / DQAM;
CMC - Transporte / DAT;
CMC - Vereação;
Praia Viva - Associação de Concessionários;
Corpos de Bombeiros;
Guarda Nacional Republicana;
Polícia de Segurança Pública;
Polícia de Segurança Publica - Segurança de Transportes Públicos;
Polícia Municipal;
Serviço Municipal de Proteção Civil.

CMC | FMC | LB | PR